O futuro da educação pública no Brasil estará em debate nos dias 31 de maio a 2 de junho, em Curitiba, durante o IV Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação e o II Fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação.
Com a participação dos maiores estudiosos e especialistas em educação do país, professores, psicólogos e agentes públicos ligados à área, o Congresso tratará de temas como “Políticas públicas para a educação”, “O futuro da educação”, “Diversidade e inclusão”, “inovação tecnológica e tecnologias”, “Sociedade, família e comportamento”, “Avaliação da aprendizagem”, “Neuroeducação”, “Liderança e gestão de pessoas”.
Já tradicional no calendário educacional brasileiro, o Congresso é realizado pelo Instituto Casagrande, uma das principais instituições de formação de professores e gestores educacionais do Brasil.
Como instrumento para balizar os debates no evento, o Instituto promoveu uma série de pesquisas com mais de 5 mil educadores de todo o país. Dos entrevistados, 61% acreditam que a educação pública vai piorar nos próximos 10 anos; 60% perceberam uma piora no aprendizado dos alunos no pós-pandemia e 46% querem a revogação total do novo ensino médio.
“Esses levantamentos revelam que existem antigos problemas que ainda não foram resolvidos e novos problemas com os quais a sociedade ainda não sabe como lidar. Ainda que muito venha sendo discutido sobre os gargalos na educação brasileira, há uma necessidade premente de iniciarmos ações de transformação imediatamente”, diz o presidente do Instituto, Renato Casagrande.
A EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS - Em paralelo ao Congresso, no dia 31/5 será realizado o II Fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação, realizado conjuntamente com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que reunirá dirigentes de prefeituras de todo o país, além de parlamentares e representantes de entidades educacionais, para tratar de temas como o Fundeb, a valorização do magistério e a interferência da política na educação, dentre outros. O evento tem terá as participações do ex-ministro Cristovam Buarque; do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga Lima; e da presidente do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), Claudia Costin, dentre outros.
“A educação passa por mudanças radicais que desafiam professores, escolas e gestores públicos – especialmente nos municípios. O debate e a busca conjunta de soluções são fundamentais neste momento”, diz o presidente da AMP, Edimar Pereira dos Santos.
Os dois eventos devem reunir mais de 1.500 pessoas em Curitiba.
SERVIÇO
IV Congresso Internacoinal Um Novo Tempo na Educação
31 de maio a 2 de junho
II fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação
31 de maio, das 8h às 12h30
?LOCAL: Shopping Novo Batel - Cel. Dulcídio, 517 – Curitiba
?? Programação completa em www.congressonovotempo.com.br
Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia