A alta demanda por enfermeiros têm atraído um número cada vez maior de estudantes interessados em fazer uma graduação na área. O curso de Enfermagem está entre os campeões de matrículas no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior realizado pelo INEP.
A empregabilidade cresce na mesma proporção. Um estudo da Fiocruz em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) revela que 90% dos profissionais estão empregados. Para ajudar quem está de olho neste mercado aquecido desde a pandemia, o UniCuritiba acaba de lançar o curso superior de Enfermagem.
A instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de educação superior privada do país, fará o vestibular para a primeira turma de Enfermagem no dia 27/5. As inscrições podem ser feitas em https://www.unicuritiba.edu.br/ e os candidatos com melhor desempenho concorrem a bolsas de estudo de até 100%.
Dos cerca de 6,6 milhões de profissionais de Saúde em atuação no Brasil, mais de 2,7 milhões são da área da Enfermagem – entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. Os dados do Cofen de julho de 2022 revelam um crescimento superior a 66% neste contingente em menos de uma década.
Enfermagem e suas especialidades
O Conselho Federal de Enfermagem estima que metade dos enfermeiros brasileiros estejam empregados no setor público, cerca de 32% no setor privado, 14,6% no filantrópico e 8,2% em atividades de ensino. As áreas de atuação para quem atua na Enfermagem são amplas, com mais de 60 especialidades.
“Com dezenas de possibilidades, a Enfermagem tem opções para todos os perfis profissionais. Quem investe na formação de qualidade, se especializa e aprimora competências e habilidades específicas encontra ainda mais respaldo no mercado de trabalho”, diz a coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba, professora Maria Fernanda Koch Temporal.
Auxiliar, técnico ou enfermeiro?
No Brasil, a Lei 7.498/1986 regulamenta o exercício da enfermagem e cada tipo de formação. Os enfermeiros precisam cursar o bacharelado em Enfermagem e seu campo de atuação é amplo.
Eles podem trabalhar em diferentes níveis de atendimento, incluindo casos de maior gravidade ou complexidade, e são grandes aliados dos médicos, já que prestam todos os cuidados necessários aos pacientes e estão aptos a tomar decisões imediatas em situações de emergência.
Já os técnicos em Enfermagem têm certificados profissionalizantes e fazem parte da equipe de Enfermagem, sendo supervisionados por um enfermeiro. Os técnicos são preparados para procedimentos de média complexidade, atendimentos em pré e pós-operatório, centros cirúrgicos e clínicas.
Nos setores ambulatoriais estão os auxiliares de Enfermagem, também supervisionados por um enfermeiro e autorizados a trabalhar com procedimentos mais simples. Entre suas funções estão a higienização dos pacientes, esterilização de equipamentos e materiais de trabalho, curativos, aplicação de vacinas e administração de medicamentos em casos de baixa complexidade.
SERVIÇO
• O quê: novidade no UniCuritiba – lançamento do curso superior de Enfermagem
• Quando: vestibular no dia 27/5 com bolsas de até 100% para os candidatos com melhor pontuação e início das aulas em agosto – turnos matutino e noturno
• Inscrições em https://www.unicuritiba.edu.br/
Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia