Quinta, 28 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Paraná Saúde

Benefícios da prática de yoga ao corpo e à mente

Yoga é uma palavra que tem origem no sânscrito, uma língua antiga, que era falada na Índia e no Nepal, termo que significa “integrar” ou “unir”. A prática da yoga tem como significado a união e integração entre corpo e mente

22/05/2023 09h07
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Yoga é uma palavra que tem origem no sânscrito, uma língua antiga, que era falada na Índia e no Nepal, termo que significa “integrar” ou “unir”. A prática da yoga tem como significado a união e integração entre corpo e mente.

O objetivo dessa atividade é promover o equilíbrio do ser humano e fazer com que as pessoas alcancem o estado mais elevado de sua existência.

Quando uma pessoa começa a praticar yoga, faz muitas descobertas com a prática, isso porque ele está muito além dos movimentos corporais. Existe toda uma filosofia por trás e grandes mestres que passam os ensinamentos para frente.

Os praticantes compreendem a yoga como algo mais amplo e transformador, tanto é que vários ramos da física começaram a olhar com cuidado para essa prática porque ela consegue alterar a energia do corpo.

As transformações produzidas são muito benéficas, tanto para pessoa que pratica quanto para o ambiente ao redor. Quem está procurando o equilíbrio de sua própria existência, encontra tudo isso no yoga.

Devido à sua importância, este artigo vai explicar os benefícios da prática para a saúde física, como ela consegue reduzir o estresse e ansiedade e quais são as técnicas de yoga mais indicadas para melhorar a saúde mental.

Vantagens do yoga para o corpo

O objetivo do yoga é trabalhar corpo e mente, pois a prática enxerga esses 2 elementos como um só, por isso, precisam estar alinhados e equilibrados.

Os exercícios dessa modalidade ajudam a controlar a ansiedade, o estresse e até mesmo as dores no corpo. Mas para obter todos os seus benefícios, deve ser praticado regularmente e com ajuda profissional.

Ele está presente no cotidiano de muitas pessoas, inclusive é oferecido dentro das empresas e até em uma residência para idoso. Isso porque traz diversos benefícios, como:

  • Diminui estresse e ansiedade;

  • Melhora o condicionamento físico;

  • Alivia as dores;

  • Melhora o sono;

  • Controla batimentos cardíacos.

Yoga envolve meditação, visto que esse é um dos primeiros passos para reduzir e controlar o estresse, fazendo com que o indivíduo se concentre no presente e livre sua mente de problemas que provocam desequilíbrio emocional.

O controle da respiração traz sensação de bem-estar e relaxamento, ajudando a equilibrar a mente.

Os exercícios, posturas e técnicas melhoram a resistência e fortalecem toda a estrutura muscular, auxiliando no desenvolvimento do corpo, de modo que ele se torne mais resistente às atividades.

Praticar yoga ajuda a aumentar a consciência corporal e o indivíduo percebe sua própria postura, com isso, as dores provocadas pelo estresse também diminuem.

Uma creche meio periodo pode oferecer aula de ioga para as crianças porque envolve alongamentos que liberam a tensão e trazem mais flexibilidade aos músculos.

Para as pessoas mais velhas, isso é muito vantajoso porque alivia as dores provocadas pela escoliose, hérnia de disco e outros problemas.

Outro grande benefício é que ele melhora a qualidade do sono, visto que promove relaxamento e tranquilidade. A prática também aumenta a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono e deixar o corpo mais relaxado.

Também é uma prática que melhora o funcionamento do coração, visto que regula a circulação sanguínea e o sistema nervoso. Também é uma excelente prática para equilibrar o sistema endócrino e controlar os hormônios do estresse.

Por fim, o yoga também é muito vantajoso porque promove o controle da respiração por conta dos exercícios de expansão dos pulmões e o controle desses órgãos.

Como ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade?

A prática da yoga é uma filosofia ancestral e que traz ensinamentos que são aplicados no dia a dia para promover a sensação de bem-estar. Pelo fato de unir corpo e mente, também ajuda a alcançar saúde física e mental.

Um fabricante de piso vinílico imitando madeira pode oferecer alongamentos de yoga para seus colaboradores porque a meditação e as técnicas de respiração, bem como as posturas realizadas, trazem mais qualidade de vida.

Os praticantes conseguem se encontrar com eles mesmos, podendo olhar para seus próprios sentimentos e compreender um pouco mais sobre a própria personalidade e outros elementos pessoais.

O fato é que yoga é considerado por muitos como um canal de transformação, que reduz a ansiedade e o estresse, trazendo mais auto confiança e determinação.

É capaz de diminuir o estresse e a ansiedade porque aumenta a consciência corporal, melhora a respiração, reduz a pressão sanguínea, ajuda o corpo a relaxar, tranquilizar a mente e desenvolver a atenção plena.

Só que além de baixar os níveis de estresse e ansiedade, também aumenta a força e a flexibilidade, tanto do corpo quanto da mente.

Técnicas de yoga para saúde mental

Criar um espaço exclusivo em casa com divisória de parede de madeira para praticar yoga é ótimo para quem quer ter mais saúde mental.

O ideal é fazer esses exercícios com o acompanhamento de um profissional, mas existem alguns que são mais simples e podem ser feitos em casa. São eles:

Respiração quadrada

A respiração quadrada é um isso simples e intuitivo, que se divide em 4 etapas formadas por 4 tempos.

É necessário seguir uma ordem, sendo inspiração, retenção com ar, expiração e retenção sem ar. O praticante pode fazer de 8 a 10 ciclos ininterruptos, sentando-se de maneira relaxada e com olhos fechados.

Postura gato e vaca

A postura do gato é com as costas elevadas e a da vaca com as costas para baixo, na linha do quadril. Trata-se de um tipo de alongamento que afrouxa os músculos das costas, podendo ser como rotina de ioga ou aquecimento.

Essas posturas são ótimas para reduzir dores de cabeça, dores cervicais e dores nas costas e podem ser realizadas por quem faz massagem redutora na barriga e quer fortalecer os músculos abdominais.

Postura do corredor

Para fazer a postura do corredor, o praticante deve ficar em 4 apoios, sendo que um dos pés fica plantado à frente, próximo das mãos e o outro esticado para trás, apoiado apenas sobre os dedos.

Essa postura é muito boa para alongar a virilha, músculos das costas, quadris, pernas e quadríceps, além de trabalhar a abertura do peitoral.

Também é uma excelente opção para quem quer desenvolver sua força de vontade, determinação e coragem, ou então aliviar dores ciáticas, má digestão e constipação.

Postura do cadáver

Para fazer essa postura, basta deitar-se com a barriga para cima, mãos na lateral do corpo e permanecer em repouso. O tempo de permanência mínimo é de 7 minutos, visto que se trata do tempo necessário para que a mente relaxe profundamente.

Depois de um dia de trabalho em um estúdio música, qualquer pessoa pode chegar em casa e fazer essa postura para relaxar o corpo e a mente, diminuir a tensão muscular, reduzir a pressão arterial e acalmar os batimentos cardíacos.

Também é uma ótima posição para quem quer combater a insônia e fortalecer o sistema imunológico.

Postura da criança

Para fazer a postura da criança, é necessário ajoelhar-se com o quadril próximo aos pés e inclinar o tronco até que a testa toque o solo.

A cabeça descansa abaixo do coração, o que aumenta o fluido de sangue para o cérebro e isso cria um efeito calmante, tanto para o corpo quanto para a mente.

Antes de iniciar um curso de motorista de ônibus, o aluno também pode fazer essa postura para alongar os tornozelos, pescoço, ombros, costas, quadris e pés. É uma postura restaurativa e o praticante pode permanecer por até 5 minutos.

Postura do cachorro olhando para baixo

O praticante deve colocar as mãos e os pés no chão, elevar o quadril e manter a postura ereta. É uma ótima posição para aumentar a circulação sanguínea para os troncos e a cabeça, ajudando a acalmar a mente e energizar o corpo.

É uma ótima posição para alongar os ombros, parte posterior das coxas, panturrilhas e arcos dos pés. Também é uma postura muito boa para fortalecer os braços, mãos e pulsos, além de preparar o praticante para outras posturas mais avançadas.

Postura da borboleta

Os moradores de uma pousada de idosos podem fazer essa postura para aliviar dores nos quadris, que geralmente estão relacionadas às questões emocionais, além de ser uma forma de liberar emoções reprimidas.

Basta sentar-se com as solas dos pés juntas e as mãos segurando as pontas dos dedos, alongando a parte interna das coxas, virilhas e joelhos.

Considerações finais

A yoga é uma excelente prática para quem quer mais saúde física, mental e emocional, além de ser uma maneira de aliviar dores e desconfortos musculares.

Algumas posições podem ser feitas em casa, mas os praticantes que querem evoluir precisam contar com um professor. De qualquer forma, a prática diária traz muitos benefícios para o corpo e para a mente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.