Nesta sexta-feira, 14 de abril, completam-se 128 anos da primeira partida de futebol disputada no Brasil. Nesse mesmo dia, em 1895, duas equipes formadas por ingleses radicados em São Paulo-SP se enfrentaram na Várzea do Carmo, um das zonas centrais da capital paulista, perto do Convento do Carmo.
As equipes então protagonizaram o momento reconhecido como a primeira partida de futebol em solo brasileiro. O jogo foi entre São Paulo Railway, equipe de Charles Miller, que é considerado o “pai do futebol brasileiro”, contra o time da Companhia de Gás. O placar final foi 4 a 2, para o SP Railway.
Controvérsias
Contudo, existem controvérsias envolvendo esse marco do esporte, que é tido como o mais popular no país. O Colégio São Luís de Itu-SP, por exemplo, reivindica o pioneirismo, segundo a obra ‘Pontapé inicial para o futebol no Brasil’, de Paulo Cezar Alves Goulart. Nela o autor apresenta a tese de que uma atividade recreativa realizada por padres jesuítas e alunos do colégio teria dado origem ao futebol brasileiro. Na atividade, denominada ‘Bate-bolão’, os jogadores tinham como objetivo chutar a bola em direção ao muro do pátio da escola.
Ainda de acordo com a pesquisa de Goulart, as primeiras bolas de capotão foram trazidas para o Brasil por padres jesuítas, que viajaram para a Europa para aprofundar seus métodos pedagógicos. Foi neste período que eles idealizaram a ‘Bate-bolão’ e incluíram a atividade recreativa entre as novas modalidades da grade de Educação Física do colégio. Com o tempo, ela foi se moldando com marcações, linhas e traves de madeira, tornando-se semelhante ao futebol moderno. Isso tudo teria acontecido entre os anos de 1880 e 1895
Pai do futebol brasileiro
Charles Miller (1874-1953) era paulistano, filho de pai inglês e mãe brasileira. Aos nove anos de idade, viajou à Europa para estudar e lá aprendeu a jogar futebol. Dez anos depois, em 1894, regressou ao país natal trazendo em sua bagagem duas bolas, uma bomba de ar, dois uniformes e um livro de regras. Por introduzir em solo brasileiro a prática do esporte em solo brasileiro, com seus fundamentos, equipamentos e suas regras, é considerado o “pai do futebol brasileiro”.
(Com informações: Futbox)