O Brasileirão 2023 começará neste final de semana e a Betfair convidou Rivaldo, embaixador da casa de apostas, para escolher seus favoritos para o torneio nacional. O craque comentou sobre as chances de rebaixamento e quem deverá disputar a artilharia da competição. Confira abaixo a opinião do pentacampeão.
Rivaldo inicia a conversa com a Betfair apostando em alguns times como postulantes ao título, porém nomeia dois como ‘grandes favoritos’. “Na briga pelo título, eu vejo seis times bem colocados para disputar esse campeonato - Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro, Corinthians e Grêmio. Mesmo assim, analisando o excelente momento do Palmeiras e a qualidade do elenco do Flamengo, eu coloco esses dois times como grandes favoritos para conquistar o Brasileirão neste ano.”
O craque, que foi Campeão Brasileiro em 1994 pelo Palmeiras, ainda fez seu G4, grupo que se classifica diretamente para a Libertadores em 2024. “No que diz respeito ao G4, eu ficaria com Palmeiras, Flamengo, Corinthians e Fluminense”, analisou Rivaldo à Betfair.
Para a artilharia do nacional, Rivaldo acredita que Germán Cano é o favorito. “Após ser o artilheiro do torneio em 2022 marcando 26 gols com grande distância dos concorrentes e olhando para o seu excelente começo de temporada, marcando 16 gols no Cariocão 2023, Germán Cano é um dos grandes favoritos para manter esse troféu individual”, disse Rivaldo.
O embaixador da Betfair também citou outros jogadores que poderão brigar com o atacante argentino do Flu. “Como sabemos, o Brasileirão é muito competitivo e você precisa estar sempre no seu melhor para se destacar. Além de Cano, eu vejo outros nomes podendo entrar nessa briga como Pedro e Gabigol do Flamengo, Hulk do Atlético e Rony do Palmeiras. Até mesmo Luis Suárez com a camisa do Grêmio.”
Rivaldo também analisou a outra ponta da tabela, o temido ‘Z4’ - a briga para fugir do rebaixamento deve ser complicada este ano, já que o Brasileirão 2023 contará com o maior número de campeões do torneio nos últimos anos.
“Não é fácil indicar times que podem sofrer para evitar o rebaixamento antes do campeonato começar. Mas num ano com tantos times históricos participando, eu vejo Cuiabá e Coritiba podendo sofrer para permanecer na elite do futebol brasileiro. E há times clássicos que precisam melhorar suas atuações no campeonato ou poderão acabar enfrentando a ameaça do rebaixamento. Cito Santos, São Paulo e Bahia”, opinou Rivaldo.
Jorge Jesus seria a peça ideal para comandar o Flamengo
Vítor Pereira acabou demitido do Flamengo após quatro meses de trabalho e cinco títulos perdidos, incluindo uma derrota por 4 a 1 diante do Fluminense na final do Cariocão. Para Rivaldo, o treinador em que ele apostaria para comandar o elenco recheado de estrelas do Flamengo é o português Jorge Jesus, campeão da Libertadores 2019 com o clube.
“Após quatro meses muito difíceis, onde nunca conseguiu ver seu time pegando confiança, as sucessivas derrotas em decisões de título acabaram se revelando cruciais para o rompimento entre Flamengo e Vítor Pereira. Treinar um clube dessa dimensão não é fácil, e você precisa aliar um bom trabalho com uma boa dose de sorte, porém o técnico português não teve essa sorte para ajudar a ultrapassar esses momentos complicados”, disse Rivaldo à Betfair.
Sobre a busca por um novo treinador, Rivaldo afirmou: “Todos os caminhos parecem estar indicando Jorge Jesus para uma segunda passagem no time carioca. Na minha opinião, seria o encaixe ideal para o Flamengo, pois ele conhece grande parte do elenco, conhece bem o clube e como jogar no futebol brasileiro. E ainda tem o amor da torcida que não esquece seu excelente trabalho quando comandou o clube levando quatro títulos em um ano de passagem pelo clube.”
Rivaldo sobre Fernando Diniz: “Inegáveis qualidades”
Após golear o Flamengo na final e conquistar o bicampeonato carioca, Fernando Diniz teve seu primeiro título de destaque em 14 anos de carreira como treinador, depois de “bater na trave” várias vezes. Rivaldo analisou a campanha do Flu com Diniz, considerado um destaque da nova geração e com um futebol diferente dos atuais técnicos.
“Apesar de suas inegáveis qualidades enquanto treinador que eu venho ressaltando desde seu trabalho com o Audax, em 2016, é claro que a ausência de títulos sempre poderia levantar algumas dúvidas sobre ele. Sempre fui fã de Fernando Diniz, mesmo não conquistando títulos e acredito que ele não vá mudar seu estilo após conquistar o Cariocão com o Fluminense.”
Rivaldo ainda acredita que o jovem treinador poderá ser o técnico do Brasil num futuro próximo. “Ele é um grande candidato a ser treinador da Seleção Brasileira, um dia. Eu não sei se acontecerá agora, mas com seus 46 anos de idade, estou seguro que seu dia chegará e acredito que ele fará um excelente trabalho pela sua forma de jogo comandando a Seleção”, disse Rivaldo, embaixador da Betfair.
Erling Haaland será o artilheiro da década e Bola de Ouro em breve
Erling Haaland marcou seu 34º gol em 26 jogos na Liga dos Campeões. Nesta temporada, o norueguês já balançou as redes 11 vezes em 7 partidas, tudo isso com apenas 23 anos. O pentacampeão Rivaldo acredita que o jogador do Manchester City, que marcou um gol e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o Bayern, pode conseguir levar a Champions League nesta temporada.
"Estou certo que o Manchester City está bem mais próximo de sua tão sonhada conquista da Champions com Haaland do seu lado. Ele já soma 34 gols na Liga em 26 partidas e me parece destinado a grandes voos, não só em relação a gols, mas também títulos coletivos.”
Rivaldo complementa que o craque norueguês tem chances de ser o artilheiro da década e conquistar a tão sonhada Bola de Ouro em breve. “Haaland é um jogador fantástico que fareja gol a todo momento. Vejo ele como o grande artilheiro do futebol europeu nesta década, além de muito provavelmente vir a conquistar algumas Bolas de Ouro nos próximos anos”, conclui Rivaldo em entrevista à Betfair.