Recarregar as energias com tranquilidade aproveitando mais o momento é a nova tendência do universo das viagens. O conceito Slow Travel (viagem lenta, em português), está conquistando turistas pelo mundo inteiro e mostrando um estilo com menos obrigações e mais tempo para relaxar, é o que revela a Revista Tendências do Turismo 2023 do Ministério do Turismo (MTur).
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Revista Tendências do Turismo 2023.
Pensando nisso, o MTur trouxe dicas de como aproveitar com mais consciência os roteiros e dicas de destinos que promovem essa prática. Veja abaixo:
DICAS– O mundo está cada vez mais acelerado, exigindo a conexão com o digital. Com o propósito de recarregar as energias, a prática do slow travel sugere abandonar as tecnologias e mergulhar diretamente na cultura local. É indicado o turismo sustentável alinhado ao turismo de experiência, adotando atividades que tenham mais significado e reverberem em ensinamentos durante a viagem.
É importante adicionar um roteiro adaptável que esteja aberto a imprevistos. Ao decorrer da viagem aproveitar o local escolhido, priorizando o contato com a natureza. Durante a viagem, reprograme o ritmo – muitas vezes frenético – da sua mente, aproveite o seu tempo livre para ser mais calmo e desfrutar das belezas naturais.
DESTINOS– Os destinos perfeitos para o slow travel são ambientes mais calmos, como: cachoeiras, praias, montanhas e lugares que façam o turista se desligar da cidade. É o caso da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, que proporciona o turismo de base comunitária, de experiência e que permite conhecer as extensões da natureza e a cultura de tribos indígenas. Pensando no conceito, esse roteiro tem o objetivo de unir a preservação ambiental com a vivência amazônica. É possível conhecer o artesanato, a culinária regional e a riquíssima natureza que cerca a região.
Mais no Sul do país, marcado principalmente pela colonização alemã, o Rio Grande do Sul traz na serra temperaturas mais frias e uma gastronomia requintada. A região de Cambará do Sul apresenta paisagens dos cânions, com cachoeiras e coxilhas e pontos turísticos famosos, como o Cânion do Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza. Para se hospedar, a região oferece pousadas e campings com opções luxuosas para quem gosta de maior conforto. Existem, ainda, a opção de spas terapêuticos, experiências para casais e uma gastronomia da horta à mesa.
Mais um programa disponível é apreciar as belezas paradisíacas do país. A Península de Maraú, localizada no sul da Bahia, carrega piscinas naturais, cachoeiras, ilhas e trilhas imperdíveis. Podendo ser aproveitada de várias formas, a região proporciona atrações e atividades únicas, como: ver o pôr do sol na Ponta do Mutá, passear pelo centrinho de Barra Grande, mergulhar nas piscinas naturais de Taipu de Fora e da Praia do Cassange, além de conhecer o maravilhoso Rio Carapitangui.
A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) é mais uma forma de aproveitar a prática para relaxar. A iniciativa do MTur com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, incluindo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promove inúmeras trilhas pelo Brasil que buscam fomentar o turismo em áreas naturais e promover as trilhas de longo curso, proporcionando a conservação da biodiversidade.
Clique AQUI e acesse Rede Nacional de Trilhas.
Parlasul Senador Humberto Costa é o novo presidente do Parlasul
Segurança Corpo de ex-delegado-geral executado em Praia Grande é velado na Alesp
Justiça Moraes: não há dúvida sobre tentativa de golpe; Bolsonaro era líder
Justiça Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF
Justiça Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF
Justiça STF: apenas um réu comparece ao 1° dia de julgamento da trama golpista
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia