A Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (Appac), em conjunto com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou nos dias 4 e 5 de setembro o 2º Colóquio Educação e Patrimônio: Patrimônios em Risco. O evento contou com palestras, apresentações de trabalho, visitas técnicas, percursos urbanos e reuniu professores, estudantes, pesquisadores e membros da comunidade interessados na temática patrimonial.
A abertura ficou por conta da professora Márcia Dropa, com o tema Patrimônios Culturais em risco: o Hospital da cooperativa mista 26 de outubro. “Temos um tesouro no Centro de Ponta Grossa”, defende a professora Márcia. Ela demonstrou uma avaliação do patrimônio presente no Hospital 26 de Outubro, mostrando o histórico de tombamento e a atual situação do espaço. “Abandono e sinistros são o que colocam o patrimônio cultural em risco. Você abandona e ele entra em degradação”, explica a professora. 
A professora Nisiane Madalozzo Wambier, do Departamento de Arquitetura, integra o Appac e participou na organização. De acordo com ela, o objetivo do evento neste ano era trabalhar o patrimônio a partir de uma perspectiva de educação. “Nós defendemos que a comunidade tem que se apropriar e entender o que é importante para ela, o que deve ser perpetuado e o que é patrimônio”, explica a professora. O evento contou com apoio da UEPG e reuniu professores e acadêmicos dos departamentos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, História, Geociências e Jornalismo.
A Associação
A Appac é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2016 visando consolidar redes de promoção e defesa do Patrimônio Cultural e Natural de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. Entre os objetivos da organização, estão a consolidação de espaços para pesquisa sobre Patrimônio Cultural e Natural, incentivar a Educação Patrimonial, o desenvolvimento urbano visando a proteção do meio ambiente, promover a pesquisa das questões do patrimônio e fornecer apoio técnico à gestão patrimonial para o Poder Público e particulares.









Texto: André Packer | Fotos: André Packer
Copel Copel é maior empresa do Paraná e a 5ª maior do Sul no ranking das 500 maiores
Copel Com barreiras em subestações e torres, Copel investe em cuidados com a fauna
Habitação Casa Fácil Paraná: com apoio do Estado, 200 famílias de Cascavel recebem moradia própria
Desenvolviment... Obra de contenção da voçoroca de Loanda chega a 68% de execução
Sanepar Sanepar tem a melhor receita líquida entre as empresas de serviços públicos do Sul
UEPG Professores e egressos do Mestrado em Direito lançam livros
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia