O Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina, no Norte do Paraná, foi reaberto para visitação nesta quarta-feira (03). Fechada desde 2020, a Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Água e Terra (IAT) passou por um processo de revitalização. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 72 mil.
Entre as melhorias estão a pintura e manutenção de estruturas deterioradas; recuperação do deck e da calçada do centro de recepção; substituição de encanamentos; restauração do fornecimento de água; instalação de chuveiros e lâmpadas; e a recuperação do sistema elétrico da casa de alojamento.
Também foram feitas a limpeza e manutenção de telhados, calhas, casas, banheiros e fachadas; a retirada de material inservível; a construção de uma nova cerca de 260 metros que permite a passagem da fauna silvestre, instalação de três novas placas de identificação do parque; e a aquisição de equipamentos para a manutenção do complexo.
Paralelamente, também foram removidas plantas de espécies exóticas como manga, jambolão e chuchu para permitir a melhoria do ecossistema.
“Depois de cinco anos, estamos reabrindo esse grande remanescente da Mata Atlântica do Rio Paraná que irradia qualidade de vida e polinização para as lavouras e propriedades vizinhas. Queremos conservar e manter aberto esse lugar extraordinário e mítico de Londrina e do Paraná”, declarou o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, destacou a relevância histórica e ambiental da unidade e sua importância para a região. “Temos o desejo e a determinação de sermos cada vez mais referência em desenvolvimento sustentável, ou seja, equilibrar o avanço da qualidade de vida com a preservação da natureza”.
Durante a cerimônia de reabertura, o Centro de Visitantes do Parque foi batizado com o nome de Centro de Educação Ambiental Leliana Casagrande, em homenagem à ex-chefe da Unidade de Conservação falecida em 2021.
“É muito gratificante ver o parque recebendo vida novamente. Tenho certeza de que o legado da minha mãe continuará. Ela dedicou mais de 30 anos à educação ambiental, à preservação do meio ambiente e ao Parque Mata dos Godoy. Essa homenagem nos deixa imensamente felizes”, disse Julia Casagrande, filha de Leliana.
ENTREGA DE EQUIPAMENTOS– No intuito de fortalecer a infraestrutura dos parques estaduais, o IAT entregou novos equipamentos que serão destinados a diferentes Unidades de Conservação. Entre os materiais estão lavadoras de alta pressão, ferramentas, lanternas, cordas e motosserras, entre outros itens. O investimento total foi de R$ 395 mil. Parte dos aparelhos será usada para colaborar com a manutenção da Mata dos Godoy.
“Essa entrega simbólica marca o trabalho contínuo de reestruturação das Unidades de Conservação do Paraná, oferecendo melhores condições para que as equipes possam exercer suas funções de preservação”, afirmou o gerente de Áreas Protegidas do IAT, Jean Alex dos Santos.
MATA DOS GODOY– O Parque Estadual Mata dos Godoy foi criado pelo Decreto Estadual nº 5.150, de 05 de junho de 1989. Localizado a 20 quilômetros do Centro de Londrina, possui 690 hectares e protege um dos últimos remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual no Norte do Paraná, compondo o bioma da Mata Atlântica.
É considerada uma das principais áreas de preservação do Estado, reconhecido pela elevada biodiversidade, pela ocorrência de espécies ameaçadas de extinção e por sua relevância ecológica, científica e educativa. Existem três trilhas abertas à visitação: Trilha do Projeto Madeira, Trilha Interpretativa ou das Perobas e Figueiras, e Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos.
O parque fica aberto de quarta a segunda-feira, das 8h às 17h (às terças fica fechado para manutenção). Para acessar o local e realizar as trilhas é necessário preencher um cadastro, disponível no Centro de Visitantes do espaço. A entrada é gratuita.
PRESENÇAS– Estiveram presentes na cerimônia de reabertura o vice-prefeito de Londrina, Junior Santos Rosa; o chefe do escritório regional do IAT em Londrina, Fernando Coimbra; o chefe das Unidades de Conservação dos parques estaduais São Camilo e Cabeça do Cachorro, Norci Nodari; o chefe da Casa Militar, Marcos Tordoro; o chefe da Unidade de Conservação Mata dos Godoy, Rodrigo Satoro Imai; Maria Helena Godoy, filha de Olavo Godoy; os vereadores Anne Ada, Antonio Amaral e Sidnei Matias, além de familiares da homenageada Leliana Casagrande.
Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia