O Governo do Estado e o Exército Brasileiro deram início, nesta segunda-feira (1º), à Semana da Pátria, com uma cerimônia, no Palácio Iguaçu, marcada pelo acendimento da Pira com o Fogo Simbólico da Pátria, que ficará acesa até o dia 7 de setembro. O evento contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, estudantes de escolas cívico-militares, de educação especial, da Guarda Mirim e representantes das forças de segurança estaduais e das Forças Armadas.
A cerimônia relembra os 203 anos da Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I. Como parte das tradições e valores nacionais, a abertura da Semana da Pátria é marcada pelo recebimento do Fogo Simbólico, cuja chama foi acesa em Brasília e então distribuída para todo o território nacional, permanecendo acesa durante toda a semana.
“A comemoração da Semana da Pátria é um ato simbólico importante, 203 anos que o Brasil passou a ter independência como nação, como País. Cabe a cada um de nós, cidadãos, fazer a sua parte para fortalecer o Brasil”, disse o governador. “Por isso é motivo de alegria estar junto com nossos alunos e com as forças militares, para poder celebrar este momento que simboliza a liberdade”.
Em seu discurso, Ratinho Junior também destacou que a Semana da Pátria é o momento de celebração da bandeira, do verde e amarelo, da natureza esplêndida, das cidades e estados, da união dos povos e da integração de forças que formam a Nação. "Entre erros e acertos, construímos um Brasil poderoso, respeitado e que ajuda a iluminar o futuro do planeta. A Semana da Pátria é importante para transmitir a mensagem de que a paz é melhor do que a guerra", disse.
Ele também saudou o compromisso com a liberdade. "Esse é o valor incalculável que nos permite sonhar. Devemos buscar cada vez mais a liberdade para construir nossas famílias, comunicar ideias, correr atrás dos sonhos e trabalhar em paz. A liberdade é um valor do Brasil e condição para alcançar uma dos objetivos que estão cravados na nossa bandeira, o Progresso. Não há avanços ou conquistas sem a ampla difusão de ideias e a busca por consensos. A liberdade deve guiar nossas famílias", disse.
O secretário estadual da Segurança Pública. Hudson Teixeira, destacou o simbolismo da data. “A abertura da Semana da Pátria já é tradicional e antecede os eventos de 7 de setembro. É um resgate à nossa história e à civilidade. A Proclamação da Independência representa muito para o Brasil”, afirmou.
O tradicional desfile de 7 de Setembro ocorre no próximo domingo, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A expectativa é reunir milhares de pessoas. Vão participar do desfile estudantes e entidades civis e militares, incluindo as Polícias Militar, Civil, Penal e Científica, o Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e Aeronáutica. Outras cidades paranaenses também irão organizar seu desfile cívico-militar.
Copel Copel é maior empresa do Paraná e a 5ª maior do Sul no ranking das 500 maiores
Copel Com barreiras em subestações e torres, Copel investe em cuidados com a fauna
Habitação Casa Fácil Paraná: com apoio do Estado, 200 famílias de Cascavel recebem moradia própria
Desenvolviment... Obra de contenção da voçoroca de Loanda chega a 68% de execução
Sanepar Sanepar tem a melhor receita líquida entre as empresas de serviços públicos do Sul
UEPG Professores e egressos do Mestrado em Direito lançam livros
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia