O professor Névio de Campos, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, é responsável por fazer a obra da socióloga francesa Gisèle Sapiro ser conhecida no Brasil. O docente, que é vinculado ao Departamento de Educação (DEED) e aos programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e História (PPGH), foi tradutor e organizador de Os escritores e a Política na França , cuja primeira edição da obra no Brasil foi publicada pela Editora UEPG. A mais recente colaboração do professor à obra da escritora francesa foi a tradução de Os Intelectuais: Autonomização, Profissionalização e Internacionalização, lançado em 12 de agosto, em cerimônia na Universidade de São Paulo (USP), da qual participou.
A parceria entre Campos e Sapiro iniciou quando o professor viajou à França, em 2019, para realização de um pós-doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Lá, foi recebido pela escritora, que supervisionou sua pesquisa, e a partir daí foi iniciado o trabalho de traduções da dupla, que iniciou com artigos e capítulos de livros e culminou nas obras de Sapiro- Escritores e política na França foi totalmente traduzido por Névio.
O professor destaca o desafio do trabalho como tradutor, que em suas palavras pode ser entendido como a mediação entre universos distintos- o mundo de quem escreveu o livro, o campo de produção da obra, e o mundo de que vai acessar a tradução do livro, o leitor. “É um grande desafio, pois na tradução está contido um certo risco de traição, mas também está contida a felicidade, pois ocorre uma certa salvação que leva o autor ao leitor e vice-versa. É grande dilema desse trabalho”. Para além do desafio, a oportunidade de traduzir uma obra permite a aproximação entre culturas de países diversos: “se torna uma ponte para pesquisadores do Brasil e do exterior”.

Lançamento de Os Intelectuais, em 12 de agosto, na Universidade de São Paulo, com a presença da autora Gisèle Sapiro (centro- esquerda) e o professor Nevio de Campos (canto direito), organizador e tradutor da obra.
“A experiência de traduzir os livros de Sapiro simboliza um salto na fase atual da minha atividade profissional, que impacta também na minha atuação como pesquisador e professor”, declara Névio. Ele explica que seu objetivo como tradutor é garantir o acesso de leitores brasileiros sobre o que se escreve e se discute na Academia em outro país – no caso, a França. Névio revela que seu trabalho mais recente foi a tradução do livro Imperialismos, de Pierre Bourdieu, que será publicado pela Editora USP (Edusp).
Em sua visão, a UEPG se torna mais relevante no cenário internacional toda vez que um docente circula em diversos espaços de produção de conhecimento. “Mais ainda, ter a Editora UEPG envolvida nesse processo de tradução é muito significativo. Trata-se de uma ação de fazer circular uma obra de uma das principais intelectuais contemporâneas, traduzida em diversos lugares do mundo e que recebe premiações importantes pela sua obra”, celebra. Na avaliação de Névio, a parceria com Sapiro rende saldos positivos para sua trajetória e para a Universidade e seus pesquisadores.
A autora das obras também confia no potencial do intercâmbio cultural para a circulação da sua produção acadêmica. “As minhas obras podem encontrar ressonância no Brasil, onde há uma forte tradição de estudos sobre a sociologia e a história dos intelectuais, que são mais desenvolvidas do que em outros lugares”, afirma Sapiro. A autora destaca que o resgate histórico realizado em seu trabalho encontram sentido nos debates acadêmicos da atualidade e se propõem em levantar questões contemporâneas que podem auxiliar futuros pesquisadores.
Texto e foto da capa: Gabriel Miguel | Foto do texto: Nevio Campos (Arquivo pessoal)
Copel Copel é maior empresa do Paraná e a 5ª maior do Sul no ranking das 500 maiores
Copel Com barreiras em subestações e torres, Copel investe em cuidados com a fauna
Habitação Casa Fácil Paraná: com apoio do Estado, 200 famílias de Cascavel recebem moradia própria
Desenvolviment... Obra de contenção da voçoroca de Loanda chega a 68% de execução
Sanepar Sanepar tem a melhor receita líquida entre as empresas de serviços públicos do Sul
UEPG Professores e egressos do Mestrado em Direito lançam livros
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia