O Paraná chegou em julho à marca de 102,3 mil novos empregos com carteira assinada, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse número representa o saldo de vagas em todo o Estado, levando em consideração a quantidade de admissões, menos o montante de demissões, no período dos sete meses compreendido pelo relatório.
O desempenho paranaense é o melhor do Sul, representando quase 40% dos empregos da região, e o terceiro melhor do País em 2025, ficando atrás apenas de São Paulo (390,6 mil) e Minas Gerais (152 mil). É um número superior a todos os estados do Norte juntos (76 mil).
O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, destacou a importância do resultado. “Ser líder no Sul e estar entre os três primeiros do Brasil confirma que o Paraná está no caminho certo. Esse desempenho é fruto da confiança dos empresários, da dedicação dos trabalhadores e das políticas públicas voltadas à empregabilidade”, afirma o secretário. “O Estado segue como referência nacional na geração de oportunidades e na valorização da nossa mão de obra.”
Considerando apenas os dados do mês de julho, os mais recentes no levantamento, o saldo do Paraná foi de 8.140 empregos formais, sendo o resultado de 172.912 contratações e 164.772 demissões. Cenário que deixou o Estado na quarta colocação no ranking nacional, que tem a liderança de São Paulo, com saldo de 42.798 empregos. Mato Grosso (9.540) e Bahia (9.436) também ficaram à frente.
Como resultado, a quantidade de pessoas trabalhando com carteira assinada em território paranaense chegou a 3.321.347, um crescimento de 0,25% em relação a junho.
POR SETORES– O setor que mais contratou em julho foi o de serviços, gerando espaço para mais 5.067 trabalhadores. É também a área líder no acumulado do ano, tendo aberto 55.516 postos com carteira assinada. O segmento industrial é o vice-líder nesse quesito, tanto no mês quanto no ano, abrindo 2.239 novos postos em julho e somando 23.807 desde janeiro.
A lista segue com o setor de comércio, com 1.151 empregos formais em julho, alcançando 12.100 no período de sete meses. Já a construção civil registrou saldo de 312 vagas a mais na avaliação mensal, totalizando 9.248 contratações a mais do que demissões desde o início de 2025. A única redução no número de empregos formais, em julho, ocorreu na agropecuária, com 629. O balanço, porém, ainda segue positivo, considerando o ano, com 1.618 vagas de saldo no campo.
POR GÊNERO – Na separação por gênero, são 51.097 homens e 51.212 mulheres contratadas no ano no Paraná. Em relação à faixa etária, o maior volume está concentrado em adultos de 18 a 24 anos.
Copel Copel é maior empresa do Paraná e a 5ª maior do Sul no ranking das 500 maiores
Copel Com barreiras em subestações e torres, Copel investe em cuidados com a fauna
Habitação Casa Fácil Paraná: com apoio do Estado, 200 famílias de Cascavel recebem moradia própria
Desenvolviment... Obra de contenção da voçoroca de Loanda chega a 68% de execução
Sanepar Sanepar tem a melhor receita líquida entre as empresas de serviços públicos do Sul
UEPG Professores e egressos do Mestrado em Direito lançam livros
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia