A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sediou nesta quarta-feira (27) o 1º Encontro Estadual dos Núcleos de Integridade e Compliance Setoriais (Nics), promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PR).
Organizado pela Unicentro, o evento, considerado um marco para as instituições estaduais de ensino superior, tem como finalidade promover a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os núcleos, fortalecendo a cultura de integridade e aprimorando as práticas de compliance, em conformidade com legislações como a Lei Anticorrupção, a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O diretor-geral da Seti, professor Jamil Abdanur Júnior, destacou que o encontro é uma oportunidade ímpar para consolidar a integração entre os núcleos das universidades. Segundo ele, é uma ocasião para que os agentes que atuam nos núcleos de integridade do Estado e das instituições possam se conhecer, trocar experiências, relatar dificuldades e apresentar boas práticas.
“Também é um espaço para discutir como oportunizar um trabalho coeso, padronizado e uniforme em todo o sistema estadual de ensino superior, sob a coordenação da Controladoria-Geral”, afirmou.
O objetivo, com este evento, é inaugurar uma agenda permanente de discussões sobre transparência, ética e correta aplicação dos recursos públicos, demandas cada vez mais cobradas pela sociedade. Anfitrião do encontro, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, ressaltou que a transparência e a integridade estão no centro da gestão universitária.
“Nossa sociedade pede respeito com o bem público, e os sistemas de integridade têm esse papel. Aqui na Unicentro temos uma equipe dedicada, que atua na transparência, ouvidoria, compliance, controle e auditoria. Não é um trabalho fácil, mas é essencial para que a universidade caminhe bem e fortaleça sua credibilidade”, destacou.
A coordenadora de Desenvolvimento Profissional da CGE, Mírian Fabiane Simões, falou sobre a relevância do encontro e o papel das universidades. “Este encontro reflete nosso compromisso inabalável com a construção de um ambiente público mais íntegro, transparente e ético. As universidades têm papel fundamental, pois formam cidadãos e futuros líderes que irão ocupar postos estratégicos na sociedade. Ao fortalecer mecanismos de integridade, protegemos o patrimônio público e formamos profissionais comprometidos com a ética”, disse.
A programação do encontro abrangeu diferentes momentos de debate e troca de experiências. Logo pela manhã, os coordenadores das áreas de Transparência, Ouvidoria, Compliance e Controle Interno da CGE participaram de uma mesa-redonda, seguida das apresentações sobre a estrutura e o funcionamento dos núcleos da Unicentro e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
No período da tarde, foi a vez de conhecer as experiências das universidades estaduais de Maringá (UEM), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), além da própria Seti. O professor Ivonaldo Brandani Gusmão, representante da Unicentro, encerrou com a apresentação do relatório final do evento.
Coordenador do encontro, Ivonaldo explicou que a ideia surgiu da articulação entre diferentes agentes de integridade, que perceberam a necessidade de um espaço de diálogo coletivo. “Este evento só foi possível pelo esforço conjunto da reitoria da Unicentro, da Seti e da CGE. Durante todo o dia tivemos apresentações de diferentes universidades, mesas-redondas e, como produto final, vamos elaborar um documento dos Nics a ser apresentado à Controladoria, com propostas de aprimoramento para o sistema”, destacou.
Educação Ceará sanciona lei que zera ultraprocessados na merenda até 2027
Educação Brasil tem maior número de aluno por professor em faculdades privadas
Educação Alunos em cursos técnicos na rede estadual crescem 350% com recorde em 2025
Educação Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC
Educação PPP da educação: edital que prevê 40 novas escolas segue para análise da PGE
Ensino Superior Com 1,2 mil vagas, UEPG abre inscrições para o Vestibular 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia