Quarta, 27 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Educação Ensino Superior

Unicentro sedia encontro dos Núcleos de Integridade e Compliance das universidades

O evento tem como finalidade promover a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os núcleos, fortalecendo a cultura de integrida...

27/08/2025 15h11
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Unicentro
Foto: Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sediou nesta quarta-feira (27) o 1º Encontro Estadual dos Núcleos de Integridade e Compliance Setoriais (Nics), promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PR).

Organizado pela Unicentro, o evento, considerado um marco para as instituições estaduais de ensino superior, tem como finalidade promover a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os núcleos, fortalecendo a cultura de integridade e aprimorando as práticas de compliance, em conformidade com legislações como a Lei Anticorrupção, a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O diretor-geral da Seti, professor Jamil Abdanur Júnior, destacou que o encontro é uma oportunidade ímpar para consolidar a integração entre os núcleos das universidades. Segundo ele, é uma ocasião para que os agentes que atuam nos núcleos de integridade do Estado e das instituições possam se conhecer, trocar experiências, relatar dificuldades e apresentar boas práticas.

“Também é um espaço para discutir como oportunizar um trabalho coeso, padronizado e uniforme em todo o sistema estadual de ensino superior, sob a coordenação da Controladoria-Geral”, afirmou.

O objetivo, com este evento, é inaugurar uma agenda permanente de discussões sobre transparência, ética e correta aplicação dos recursos públicos, demandas cada vez mais cobradas pela sociedade. Anfitrião do encontro, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, ressaltou que a transparência e a integridade estão no centro da gestão universitária.

“Nossa sociedade pede respeito com o bem público, e os sistemas de integridade têm esse papel. Aqui na Unicentro temos uma equipe dedicada, que atua na transparência, ouvidoria, compliance, controle e auditoria. Não é um trabalho fácil, mas é essencial para que a universidade caminhe bem e fortaleça sua credibilidade”, destacou.

A coordenadora de Desenvolvimento Profissional da CGE, Mírian Fabiane Simões, falou sobre a relevância do encontro e o papel das universidades. “Este encontro reflete nosso compromisso inabalável com a construção de um ambiente público mais íntegro, transparente e ético. As universidades têm papel fundamental, pois formam cidadãos e futuros líderes que irão ocupar postos estratégicos na sociedade. Ao fortalecer mecanismos de integridade, protegemos o patrimônio público e formamos profissionais comprometidos com a ética”, disse.

A programação do encontro abrangeu diferentes momentos de debate e troca de experiências. Logo pela manhã, os coordenadores das áreas de Transparência, Ouvidoria, Compliance e Controle Interno da CGE participaram de uma mesa-redonda, seguida das apresentações sobre a estrutura e o funcionamento dos núcleos da Unicentro e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

No período da tarde, foi a vez de conhecer as experiências das universidades estaduais de Maringá (UEM), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), além da própria Seti. O professor Ivonaldo Brandani Gusmão, representante da Unicentro, encerrou com a apresentação do relatório final do evento.

Coordenador do encontro, Ivonaldo explicou que a ideia surgiu da articulação entre diferentes agentes de integridade, que perceberam a necessidade de um espaço de diálogo coletivo. “Este evento só foi possível pelo esforço conjunto da reitoria da Unicentro, da Seti e da CGE. Durante todo o dia tivemos apresentações de diferentes universidades, mesas-redondas e, como produto final, vamos elaborar um documento dos Nics a ser apresentado à Controladoria, com propostas de aprimoramento para o sistema”, destacou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.