A área de pesquisa ganhou destaque no Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Secijur-UEPG), na última sexta-feira (22). Professores e alunos participaram da pré-conferência organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). A reunião aconteceu sob o tema “A UEPG que queremos para os próximos 10 anos: a ciência nos espaços local, regional, nacional e internacional”, como parte do projeto que busca estabelecer uma política institucional na área para a próxima década.
Para a diretora do Secijur, professora Adriana Timóteo, a pré-conferência é uma oportunidade ímpar para ouvir departamentos, colegiados de cursos de graduação e de pós-graduação, estudantes, agentes administrativos, coordenadores de especializações e toda a comunidade universitária sobre o futuro da pós-graduação na UEPG. “No âmbito do Secijur, onde temos um programa de Mestrado ainda jovem, a conferência nos permitiu avaliar os pontos fortes, as fragilidades e as estratégias para fortalecer o programa, democratizar o acesso à pós graduação de modo e estimular professores e acadêmicos. Também pudemos traçar objetivos para consolidar ainda mais os programas lato sensu já existentes”.
A professora Zilda Consalter esteve presente no encontro e garante que debates como os que aconteceram na pré-conferência de pesquisa são extremamente relevantes para a Universidade, “uma vez que a UEPG do futuro nós temos que projetar hoje. E esse processo perpassa por alguma fases, como identificar o que há de deficitário, reconhecer as virtudes e, ato contínuo, pensar em como sanar ou mitigar os problemas e como incentivar ainda mais o aprimoramento do que já vem sendo bem feito”.
Texto e fotos: Jéssica Natal