Evento acontece no Sesc Estação Saudade e celebra artistas locais
O projeto de extensão Cultura Plural, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realiza, no próximo sábado (23), a 10ª edição da Feira Cultura Plural. O evento reúne artistas para apresentações e exposições. A Feira é gratuita e inicia às 13h, no Sesc Estação Saudade, com programação ao longo de toda a tarde. O evento promove apresentações musicais, teatrais e de dança, contação de histórias, além de exposição e vendas de artes visuais no período das 13h às 17h.
Para Karina Janz Woitowicz, coordenadora do projeto, a Feira é um espaço de encontro e fortalecimento de laços com os agentes da área da cultura. “A 10ª edição representa um marco para a trajetória do projeto, que iniciou suas atividades em 2011, e deve reunir artistas e grupos em apresentações de diferentes estilos e segmentos, de forma plural”.
O rapper Gueg PR, que esteve presente na edição passada com o artista Gui Augustto, afirma que a participação na Estação Saudade foi uma verdadeira celebração da cultura urbana. “A apresentação reforçou o compromisso do Cultura Plural com a valorização da diversidade artística e cultural, abrindo espaço para vozes periféricas em um ambiente tradicionalmente reservado a outras manifestações”.
Para Stanley, que também levou o rap para a edição anterior, o Cultura Plural é o jornalismo em ação, com seriedade e comprometimento. “Poder fazer parte dessa história e somar com essa força da comunicação é uma honra para mim. Sou grato por todo apoio, reconhecimento e por sempre ser lembrado por essa galera”, diz.
A Feira do Cultura Plural também tem como objetivo fortalecer os laços extensionistas dentro da própria instituição e incentivar a participação de estudantes. Iolanda Lima, bolsista do projeto de extensão Lente Quente, comenta que sua participação na organização da exposição de fotos realizada pelo grupo no evento cultural envolveu montar a exposição fora da universidade e dos outros espaços por onde o projeto havia passado, pensar na temática e lidar com imprevistos. A acadêmica também destaca que teve a oportunidade de ouvir bandas e cantores que não conhecia antes: “foi uma ótima experiência, tanto profissionalmente quanto para mim como pessoa.”
Estudantes do próprio projeto também foram incentivados a participar. Julia Almeida, que realizou uma apresentação de teatro, é membro do Cultura Plural e relata que a Feira é um respiro, em meio à rotina. “Apresentar é sempre um prazer, um momento de paz no meio do caos da faculdade”. Para ela, além de ser uma oportunidade para mostrar sua arte, é também uma integração entre agente e sociedade.
Apresentações
Entre as atrações, a Feira conta com as apresentações de música, dança e teatro, com a participação da Academia de Dança Pró-Arte, Ceci – Centro de Estudos Cênicos Integrado, Vítor Almeida, Lucélia Clarindo, Lívia Anjos, Escola de Dança Elevée, Joyce Clara, Walter Aguiar, Laika Está Ausente, Larissa Camillo, Eulimo, 3Madru, Konnan e Julia Almeida.
Expositores
No espaço da Estação Saudade, o público poderá conferir exposições e mostras de produtos do Foca Foto, Lente Quente, Victor Schinato, Jornal Literário Mural, Wilhelm Gerlinger, Lucas Lima, Dan Tatuadorx, Maria Luiza Cavazotti, Denise Beraldo, Casa do Artesão, Grazielly Jansen, Bruno Farias, Elaine Cherevate, Tinta Preta e Sebastião Natalio.
Texto: Divulgação/Cultura Plural, adaptado por Gabriel Ribeiro | Fotos: Iolanda Lima, João Pimentel (Lente Quente)