O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta segunda-feira (18) a sessão de disputa do edital da restauração em concreto e ampliação da PRC-466 entre Manoel Ribas e Pitanga, na região central.
Quatro empresas estão participando da licitação, com a Ellenco Construções Ltda. tendo realizado a proposta de preços mais vantajosa para a administração pública, de R$ 231.670.000,00. Agora ela deve encaminhar uma planilha de valores atualizada e os documentos de habilitação para análise de comissão de contratação do DER/PR.
Outras duas participantes foram desclassificadas por apresentarem propostas de preço muito inferiores ou superiores ao orçamento estimado para a obra.
CONCRETO– Serão atendidos 43,05 quilômetros da rodovia, iniciando no acesso à subestação de Furnas, território de Manoel Ribas, e seguindo até Pitanga, terminando no entroncamento com a PR-460.
A pista será totalmente restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente será utilizado como base para um novo pavimento rígido de concreto. Nos segmentos críticos de ultrapassagem serão implantadas faixas adicionais de tráfego.
Está previsto um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PRC-466 com a PRC-487, em Manoel Ribas. A pista da PRC-466 será elevada e o tráfego da PRC-487 vai passar abaixo dela em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia.
Outro viaduto do tipo rótula em desnível será implantado em Pitanga, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade, disciplinando o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PRC-466 novamente sendo elevada no trecho.
Também serão realizadas melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete, além de pavimentação com pavimento asfáltico nos demais acessos regulamentados da rodovia.
O prazo de execução será de 870 dias, com os primeiros 180 dedicados a estudos, análises e elaboração do projeto executivo de engenharia. Os demais 690 dias serão utilizados para realização dos serviços de restauração e ampliação.