Como parte do encerramento da 1ª Semana de Enfrentamento à Violência Intrafamiliar, o Núcleo de Estudos da Violência Intrafamiliar (Nevin) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou, na última sexta-feira (08), a Cartilha sobre Violência Intrafamiliar. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Ponta Grossa.
A publicação tem como objetivo oferecer acolhimento e orientação a grupos socialmente vulneráveis, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e a população LGBTQIAPN+, que se encontram em situação de violência doméstica. Além disso, a cartilha busca encaminhar as vítimas aos órgãos competentes para a efetivação das medidas legais cabíveis. O download pode ser feito neste link .
O lançamento do material foi seguido por um grupo de discussões que abordou os principais aspectos relacionados à complexa problemática da violência no ambiente familiar. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações socioeducativas e de prevenção que o Nevin desenvolve em escolas e outros espaços, com foco especial nas áreas periféricas de Ponta Grossa e no município de Imbaú.
A semana de atividades, iniciada na segunda-feira (04) e encerrada na sexta-feira (08), incluiu palestras, exposições e panfletagem. O projeto do Nevin é financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), com gestão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da UEPG.
Texto: Helton Costa/Fotos: Câmara Municipal de Ponta Grossa