A TV Paraná Turismo veicula nesta quarta-feira (6), às 19h, o segundo episódio do Paraná Ciência, um programa mensal que destaca a produção científica das sete universidades estaduais do Paraná. Com 30 minutos de duração, o programa mostra os melhores trabalhos de pesquisa e inovação desenvolvidos no Estado.
Uma das reportagens do Paraná Ciência 2 destaca a parceria entre a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e empresas paranaenses que provocam impactos na região Oeste e integram estudantes no mercado de trabalho. Essa iniciativa é um exemplo de como a universidade está trabalhando para aproximar a academia do setor produtivo e preparar os estudantes para o mercado.
Outra reportagem apresenta a colaboração produtiva entre pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a equipe do Hospital Universitário, com a finalidade de minimizar o sofrimento de pacientes no tratamento de feridas. Essa parceria é um exemplo de como a pesquisa científica pode ser aplicada para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)), em Guarapuava, estão investigando como pequenos organismos encontrados em rios, córregos e nascentes podem revelar informações importantes sobre a saúde dos ecossistemas aquáticos da região. Essa pesquisa é fundamental para entender melhor o impacto das atividades humanas no meio ambiente e desenvolver estratégias para preservar os recursos naturais.
Com 311 UBS entregues e 175 em obras, Estado aumenta cobertura da Atenção Primária para 94%
QUADROS DO PROGRAMA– O Paraná Ciência também tem quadros interessantes, como o "Pra sua vida", que destaca o laboratório da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que atende a população da cidade. Já o "Direto do laboratório" apresenta um projeto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para o tratamento de uma micose causada pela ação de fungos que ataca animais domésticos e também seres humanos.
DOCUMENTÁRIO "RODYNA"– O programa também apresenta o documentário "Rodyna" , um audiovisual sobre 24 cientistas ucranianos que, devido ao conflito entre Ucrânia e Rússia, vieram ao Paraná e puderam recomeçar suas vidas como professores e pesquisadores em universidades paranaenses por meio do programa Acolhida, do Governo do Estado.
A programação da TV Paraná Turismo pode ser acompanhada nos seguintes canais:
- Canal 9.1 UHF (TV aberta em Curitiba e Região Metropolitana
- Canal 509 da Claro/NET
- Canal 236 da Banda Ku
- Canal 66 da SKY TVRO
- Frequência 3985 do satélite Star One D2
- Outras operadoras de TV por assinatura
Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre a pesquisa e inovação no Paraná. Assista ao Paraná Ciência 2 nesta quarta-feira (6), às 19h, na TV Paraná Turismo.