O Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, entregou nesta semana ao município de Boa Esperança do Iguaçu o projeto do novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Estiveram presentes na entrega o prefeito Givanildo Trumi e a secretária de Assistência Social, Odilmara Freitas.
Atualmente, o CRAS funciona em um dos prédios públicos mais antigos da cidade e atende cerca de 120 famílias, além de promover atividades semanais com aproximadamente 130 crianças e entre 130 e 150 idosos. O centro também realiza oficinas mensais e cursos, e com a nova estrutura, será possível ampliar esses atendimentos.
O projeto foi elaborado com base nas demandas apresentadas pela Secretaria de Assistência Social e contempla uma área total construída de 441,65 m². A estrutura inclui recepção com banheiros PCD nos dois setores, salas administrativas, salas de atendimento ao público, brinquedoteca, sala de uso coletivo com acesso externo equipada com chuveiro e instalações sanitárias, copa, despensa, lavanderia, almoxarifado, garagem e demais instalações sanitárias.
“Precisamos destacar o trabalho desenvolvido pelo Projetek, que é fundamental para os municípios, especialmente os que enfrentam dificuldades para contratar ou elaborar projetos. Essa é mais uma entrega importante a um pequeno município do Sudoeste. Muitas vezes, sem os projetos iniciais, os municípios nem conseguem buscar recursos. É um trabalho essencial, que mantém a Universidade em contato com a comunidade e valoriza tanto a instituição quanto o aprendizado de nossos estudantes e profissionais”, enfatiza o vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello.
Para o município de Boa Esperança do Iguaçu, o projeto representa uma conquista significativa. “Somos um município pequeno, com dificuldades para contratar engenheiros. Estamos com várias estruturas em construção e, nesse contexto, é uma imensa alegria receber um projeto como esse. É algo muito valioso e queremos colocá-lo em prática o quanto antes. Já estamos em busca de recursos para, se possível, iniciar a construção ainda este ano, em benefício da comunidade”, afirmou o prefeito.
A secretária Odilmara Freitas também destacou a importância da parceria. “O coração transborda de alegria por recebermos das mãos dos profissionais da Unioeste um projeto que fará a diferença na assistência social do nosso município. Boa Esperança do Iguaçu é o menor município do Sudoeste, e isso impacta nossa estrutura e acesso a recursos. Esse projeto ajuda a transformar sonhos em realidade”, ressaltou.
Segundo o Projetek, foram entregues diversos documentos técnicos: o projeto arquitetônico, estrutural, de fundações, cobertura, hidrossanitário, elétrico, de prevenção de incêndio e o orçamento completo da obra.
A coordenadora do Projetek, Giovanna Gava Oyamada, explicou que o desenvolvimento deste projeto levou mais tempo devido às características do terreno, que é bastante íngreme. “Esse fator exigiu muito estudo dos projetistas sobre como implantar a obra, o que levou a alterações ao longo do processo. Houve muitas conversas e trocas de informações com o município para atender às necessidades locais”, disse.