O Núcleo de Estudos da Violência Intrafamiliar (NEVIN) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove a 1ª Semana de Enfrentamento à Violência Intrafamiliar entre os dias 04 e 08 de agosto. O evento é gratuito e direcionado à comunidade em geral, com atenção especial aos participantes da Rede de Proteção. As inscrições devem ser feitas individualmente para cada uma das três atividades programadas, neste link .
A abertura do evento ocorrerá no dia 04 de agosto, às 19h, no Grande Auditório do campus Centro. A cerimônia contará com a participação da professora Maria Cristina Rauch Baranoski, coordenadora do NEVIN, da vereadora Joce Canto e de Marcela Teixeira Godoy, que apresentará a exposição “O que você estava vestindo?”. A mostra exibe roupas utilizadas por vítimas de violência sexual, acompanhadas de seus relatos, com o objetivo de questionar a culpabilização da vítima.
No dia seguinte, 05 de agosto, no mesmo local e horário, será realizada a mesa redonda com o tema “Enfrentamento da Violência Intrafamiliar: Mulher, Criança e Adolescente, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência e Comunidade LGBTQIAPN+”. Participarão do debate a as professoras Dirceia Moreira e Maria Cristina Rauch Baranoski, além de Guilherme Portela, Gislaine Simões e Geraldo Baranoski.
Para encerrar a semana, no dia 08 de agosto, às 14h, haverá o lançamento da Cartilha sobre Violência Intrafamiliar, seguido por um grupo de discussão sobre os principais aspectos que envolvem o tema. Esta atividade acontecerá na Câmara Municipal de Ponta Grossa, situada na Avenida Visconde de Taunay, 880.
Sobre a iniciativa
Vinculado ao Departamento de Direito Processual, o objetivo geral do Nevin é oferecer acolhimento e orientação a minorias sociais (crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTQIAPN+) em situação de violência intrafamiliar, encaminhando-as aos órgãos competentes para efetivar as medidas legais específicas. Além disso, busca promover ações socioeducativas e de prevenção ao problema em escolas e outros espaços interessados, com foco nas áreas periféricas de Ponta Grossa (especialmente o Distrito de Itaiacoca) e no município de Imbaú.
O financiamento provém do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), com gestão na UEPG pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).
Texto: Helton Costa/Fotos: Aline Jasper