O Núcleo de Estudos da Violência Intrafamiliar (NEVIN) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove a 1ª Semana de Enfrentamento à Violência Intrafamiliar entre os dias 04 e 08 de agosto. O evento é gratuito e direcionado à comunidade em geral, com atenção especial aos participantes da Rede de Proteção. As inscrições devem ser feitas individualmente para cada uma das três atividades programadas, neste link .
A abertura do evento ocorrerá no dia 04 de agosto, às 19h, no Grande Auditório do campus Centro. A cerimônia contará com a participação da professora Maria Cristina Rauch Baranoski, coordenadora do NEVIN, da vereadora Joce Canto e de Marcela Teixeira Godoy, que apresentará a exposição “O que você estava vestindo?”. A mostra exibe roupas utilizadas por vítimas de violência sexual, acompanhadas de seus relatos, com o objetivo de questionar a culpabilização da vítima.
No dia seguinte, 05 de agosto, no mesmo local e horário, será realizada a mesa redonda com o tema “Enfrentamento da Violência Intrafamiliar: Mulher, Criança e Adolescente, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência e Comunidade LGBTQIAPN+”. Participarão do debate a as professoras Dirceia Moreira e Maria Cristina Rauch Baranoski, além de Guilherme Portela, Gislaine Simões e Geraldo Baranoski.
Para encerrar a semana, no dia 08 de agosto, às 14h, haverá o lançamento da Cartilha sobre Violência Intrafamiliar, seguido por um grupo de discussão sobre os principais aspectos que envolvem o tema. Esta atividade acontecerá na Câmara Municipal de Ponta Grossa, situada na Avenida Visconde de Taunay, 880.
Sobre a iniciativa
Vinculado ao Departamento de Direito Processual, o objetivo geral do Nevin é oferecer acolhimento e orientação a minorias sociais (crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTQIAPN+) em situação de violência intrafamiliar, encaminhando-as aos órgãos competentes para efetivar as medidas legais específicas. Além disso, busca promover ações socioeducativas e de prevenção ao problema em escolas e outros espaços interessados, com foco nas áreas periféricas de Ponta Grossa (especialmente o Distrito de Itaiacoca) e no município de Imbaú.
O financiamento provém do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), com gestão na UEPG pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).
Texto: Helton Costa/Fotos: Aline Jasper
Fique por dentro Jornalismo UEPG organiza eventos de pesquisa acadêmica do Brasil e França: veja programações
Prevenção Projeto do HU-UEPG previne amputação de pernas e pés de pacientes com doenças vasculares
Reconstrução Paróquia de Castro celebra 20 anos com resiliência e fé
UEPG UEPG realiza promoção de carreira para 415 servidores
Diocese Encontro regional reúne mais de 100 padres a partir de hoje em Ponta Grossa
Política Deputada Mabel Canto recebe representantes da CCR PRVias na Assembleia
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia