Terça, 22 de Julho de 2025 (42)99838-3791
Blogs e Colunas Festival Timbre

Festival Timbre 2025 reforça protagonismo do Rap nacional com BK’, FBC e Duquesa no line-up

Os três artistas reforçam o line-up que conta também com Samuel Rosa, IZA, Duda Beat, CPM 22, Di Ferrero, Lenine, Os Garotin e Reggae Brazuca

21/07/2025 14h03 Atualizada há 18 horas
Por: Tiago Silva Candido
Festival Timbre 2025 reforça protagonismo do Rap nacional com BK’, FBC e Duquesa no line-up

Três das vozes mais potentes do rap brasileiro atual subirão ao palco do Festival Timbre 2025, em Uberlândia, nos dias 9 e 10 de agosto. BK’, FBC e Duquesa — artistas de trajetórias singulares e discursos marcantes — foram confirmados na programação do evento, que se consolida como uma das maiores vitrines da música urbana no país. Ao reunir nomes de peso da cena hip hop ao lado de artistas consagrados da MPB, do pop e do rock, o festival reafirma seu papel como espaço de diversidade, resistência e transformação cultural.

Um dos nomes mais inventivos da música brasileira atual, FBC chega ao Festival Timbre 2025 com um dos primeiros shows de lançamento de seu novo disco, Assaltos e Batidas. O álbum, lançado pela ONErpm, é um manifesto sonoro que mistura rap, crítica social e cinema em uma experiência visceral — direta das quebradas de Belo Horizonte para o palco do festival. Com 11 faixas inéditas e produção de nomes como Coyote Beatz, DJ Cost e Nathan Morais, o trabalho costura beats pulsantes, samples de Racionais MC’s e referências cinematográficas em um retrato potente das contradições do Brasil.

Gravado na capital mineira e acompanhado de um curta-metragem, o novo projeto reforça o compromisso artístico de FBC com a provocação, a denúncia e a arte que pulsa da periferia para o mundo. No Timbre, ele apresenta esse novo capítulo de sua trajetória, sem deixar de lado sucessos anteriores como O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão nos Levar Para Outro Planeta, que cravou seu nome entre os mais respeitados do rap nacional. Com banda ao vivo e performance enérgica, o show é uma jornada que combina peso, inteligência e identidade — do baile à reflexão.

Direto da Cidade de Deus para o topo do rap nacional, BK’ desembarca no Festival Timbre 2025 em seu melhor momento artístico. Reconhecido por sua lírica afiada e um discurso social contundente, o rapper carioca apresenta o show de Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer — seu álbum mais introspectivo e ambicioso até aqui. Lançado em 2025, o disco mistura beats pulsantes com samples de Milton Nascimento, Pretinho da Serrinha e outros ícones afro-brasileiros, criando uma ponte entre a ancestralidade e a contemporaneidade.

Mais do que música, o novo trabalho é um mergulho na alma do artista e um retorno simbólico às raízes, inclusive geográficas: o projeto é acompanhado por um curta-metragem filmado na Etiópia, terra do maratonista Abebe Bikila — inspiração para o nome BK’. No palco, suas rimas atravessam afetos, dores e lutas coletivas com potência cinematográfica, em um espetáculo que promete ser um dos pontos altos e mais emocionantes do festival.

Completa o trio a baiana Duquesa, uma das vozes femininas mais promissoras do rap nacional. Natural de Feira de Santana (BA) e integrante da Boogie Naipe — produtora fundada por Mano Brown —, a rapper chega ao festival com o show do aclamado álbum Taurus Vol. 2 e prepara o terreno para o lançamento de seu próximo disco, previsto ainda para 2025. O novo projeto já teve seu primeiro single, “Fuso”, lançado no fim de 2024, abrindo caminho para uma fase mais madura, pessoal e musicalmente ambiciosa.

Com uma sonoridade que transita entre o trap, R&B e hip hop, Duquesa também é autora do EP Sinto Muito (2022), onde iniciou uma jornada de cura e autoconhecimento através da música. Suas letras afiadas, seu flow versátil e uma performance que combina força e vulnerabilidade a colocam como uma das vozes mais importantes do rap contemporâneo — símbolo de empoderamento, identidade e liberdade. No Timbre, ela entrega mais que um show: oferece um testemunho artístico visceral e necessário.

A presença desses três artistas no line-up — ao lado de nomes como IZA, Duda Beat, Samuel Rosa e CPM 22 — demonstra o compromisso do Festival Timbre com uma curadoria plural, que conecta estilos, regiões e gerações. Ao apostar na força do rap brasileiro, o festival reafirma sua vocação de impulsionar vozes que transformam não apenas a música, mas também o imaginário social e político do país.

Mais do que uma celebração da arte, o Timbre se firma como uma plataforma para novas narrativas — um palco onde a batida do rap ecoa com potência e legitimidade. E em 2025, essa batida terá o peso e a poesia de BK’, FBC e Duquesa.

Ingressos

Os ingressos para o Festival Timbre 2025, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto, em Uberlândia-MG, estão disponíveis pela plataforma Ingressolive, com pagamento via PIX ou cartão de crédito, e parcelamento em até 3x sem juros. Além da venda online, o público também pode adquirir os ingressos presencialmente na Loja da Cultura FM, localizada no Terminal Central. No ponto físico, além do parcelamento facilitado, os compradores ainda podem adquirir o ingresso sem a taxa de conveniência.

Patrocínio, apoio e realização

O Festival Timbre 2025 é apresentado pela Vivo e patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Budweiser é a cerveja oficial do evento. Patrocínio Uniube Uberlândia, Colégio Gabarito e Citrino. O projeto conta com o apoio da Livraria Leitura, Sicoob Aracoop, Açaí Tribomix, Café Cajubá e TopWay. Gin Origin e Xeque Mate são as bebidas oficiais do evento. Band Triângulo, Band FM e Rádio Mix FM são parceiros de mídia. Tem ainda parceria cultural com o Sistema Comércio MG, formado por Fecomércio MG, SESC, SENAC, Sindicomércio Uberlândia e Programa Mesa Brasil. Uma realização da Eventaria, Timbre Cultural e Governo de Minas Gerais - Governo Diferente, Estado Eficiente, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.