A fase final da ginástica artística dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) aconteceu no sábado (5), no ginásio da modalidade da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em Curitiba. A disputa envolveu mais de 40 atletas, dobrando o número de participantes em relação à edição de 2024, e definiu as ginastas que irão representar o Estado nas competições nacionais deste ano.
As classificadas da categoria de 11 a 12 anos – Letícia Mendes Caminha, Laura Araújo Ferreira e Alice Muller de Moura – garantiram vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecem entre 7 e 28 de outubro, em Uberlândia (MG). Já na faixa etária de 13 a 15 anos, Maria Clara Rodrigues assegurou a primeira vaga para os Jogos da Juventude, em Brasília, que serão entre 10 e 26 de setembro. A segunda vaga será definida após análise técnica, devido ao empate entre as atletas Lara Geovana Alves e Ághata Luise da Silva.
Para a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, o crescimento na adesão é reflexo direto do incentivo à modalidade. “Foi muito importante e muito satisfatório saber que dobrou o número de participantes de 2024 para 2025. Isso mostra que estamos conseguindo fomentar a ginástica artística no Paraná, que é uma modalidade difícil de ser implantada por conta dos equipamentos. A expectativa é que nossas atletas representem muito bem o Paraná em Uberlândia e em Brasília”, afirmou.
A presidente da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), Dayane Camillo, também celebrou o avanço da modalidade nos Jogos Escolares. “Do ano passado para este ano, já tivemos um aumento expressivo no número de ginastas. Em 2024 foram 20, e neste ano tivemos 44 inscritas. Isso mostra que a ginástica artística no Paraná está crescendo cada vez mais, e é isso que queremos. Estamos muito felizes com o resultado e agora vamos rumo aos campeonatos nacionais”, disse.
A competição reuniu atletas de diversas escolas e municípios paranaenses e foi dividida nas provas individuais gerais e por aparelhos – salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo. As notas finais foram utilizadas para a definição das classificadas, conforme critérios estabelecidos pelo Comitê Técnico da modalidade.
Os resultados completos estão disponíveis AQUI .
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia