A primeira etapa dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs) 2025 começa na segunda-feira (9) com a Série Bronze no município de Pontal do Paraná, no Litoral. A competição, voltada exclusivamente à população idosa, é promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Esporte (SEES) em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).
Serão dois grupos em sequência. As atividades do primeiro acontecem de 9 a 12 de junho, com abertura oficial marcada para as 20h de segunda-feira. O segundo grupo será entre 12 e 15 de junho, com abertura na quinta-feira (12), também às 20h. Ao todo, participam 475 atletas idosos e 74 membros de comissões técnicas.
A programação inclui ainda momentos de confraternização: a Noite da Regionalidade Paranaense, em 10 e 13 de junho, às 20h, e o tradicional Baile Mix Dançante, marcado 11 e 14, também às 20h.
As disputas abrangem modalidades adaptadas para a terceira idade, como jogos de mesa (xadrez, damas e dominó), tênis de mesa, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro (para atletas com 70 anos ou mais), handebol por zona, basquete relógio e peteca. O evento tem como objetivo estimular a prática esportiva, a socialização e a valorização da pessoa idosa.
Além da competição, o evento conta com capacitação de profissionais de Educação Física vindos de diversas regiões do Estado. Neste ciclo, 136 representantes de municípios participam da formação, alcançando 34% das cidades paranaenses com atividades educativas voltadas à inclusão da terceira idade no esporte.
O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destaca que a ampliação dos JIIDOs para três etapas em 2025 representa um marco na valorização da terceira idade. “Reforça nosso compromisso com a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida da população. Ao investir em uma programação cada vez mais ampla e inclusiva, o Estado reconhece a importância de oferecer oportunidades de esporte e convívio para um público que merece toda nossa atenção e respeito”, afirma.
O coordenador dos Jogos da Integração do Idoso, Muriel Tonin, ressalta o impacto positivo do evento. “Os JIIDOs não celebram apenas o esporte, mas a vida. Cada um desses idosos é exemplo de vitalidade, coragem e determinação, e mostram que a idade é só um número e que a energia para viver intensamente não tem limite”, afirma.
PRÓXIMAS ETAPAS– Em 2025, os JIIDOs seguem com mais duas etapas confirmadas: a Série Prata será em Bandeirantes, de 1 a 5 de outubro, com expectativa de reunir cerca de 1,5 mil atletas de 36 municípios já inscritos. Já a Série Ouro ocorrerá em Guaratuba entre 5 e 9 de novembro, também com previsão de 1,5 mil participantes e presença confirmada de 44 municípios.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia