Campeão olímpico nos Jogos de Atenas-2004, o ex-jogador de vôlei Giba participou da abertura das finais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) dos alunos de 12 a 14 anos, em Toledo, no Oeste do Estado, na última sexta-feira (1°). Um dos maiores nomes do esporte nacional, o paranaense elogiou a estrutura dos JEPs no Paraná, destacando a importância da competição para a formação de novos atletas.
A abertura reuniu milhares de pessoas no Parque Ecológico Diva Paim Parth e contou com show da artista Thayná Bitencourt. As finais vão até 9 de agosto e contam com 773 escolas participantes de 208 municípios, totalizando 6.250 pessoas, entre atletas e pessoal de apoio.
O campeão olímpico afirma que viaja o Brasil todo divulgado o esporte, mas que quando participa de competições no Paraná, como o JEPs, percebe a força do Estado. “Quando a gente vê o Estado trabalhar do jeito que está trabalhando, a gente tem orgulho em apoiar e fazer o que for preciso, como ídolo, para mostrar que vale a pena você estar na escola, estar no esporte. Vale a pena acreditar”, destacou o ídolo do vôlei.
“A gente sabe muito bem que pode transformar e a gente vai transformar a vida de milhões com o esporte e a educação. Eu acho que é o modelo correto e é o que o Paraná está dando de exemplo não para o Brasil, mas para o mundo”, concluiu o ex-jogador.
Giba também mandou um recado para os jovens atletas, sobre a importância do trabalho de equipe para se conquistar bons resultados. “Há sempre um time trabalhando por trás dos atletas. Por isso os jovens atletas devem valorizarem essas pessoas: o pessoal da limpeza, da cozinha, os professores, técnicos", enfatizou o campeão olímpico.
No sábado (2), Giba viajou com a equipe do Esporte para Cornélio Procópio, onde visitou um dos sete Centros de Referência Paradesportivos do Estado. O Centro funciona desde abril e atende cerca de 70 crianças nas modalidades paratletismo e parabadminton.
Para o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, ter o multicampeão Giba nos Jogos Escolares serve para estimular mais crianças e adolescentes a buscar a prática esportiva. “O Giba é um dos maiores atletas do Brasil. Por isso é uma honra tê-lo conosco, um paranaense, contando um pouco da sua história de sucesso para nossas crianças”, disse.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia