Pela primeira vez, Curitiba será sede de uma etapa do STU National, o principal circuito brasileiro de skate, com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES). O evento acontece entre 25 e 27 de julho nas pistas de Street e Park do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), localizado no Complexo Esportivo do Tarumã.
Após passar por Criciúma e Florianópolis (SC), a terceira etapa do circuito chega à capital paranaense reunindo 80 atletas, entre skatistas e paraskatistas. Entre os confirmados estão os maiores nomes do Estado na modalidade: Luigi Cini, finalista olímpico apoiado pelo programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) em 2024, Augusto Akio, medalhista olímpico, e Gui Khury, medalhista mundial e primeiro skatista do mundo a executar uma manobra de 900 graus em competição oficial da modalidade park.
O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destacou o protagonismo do Paraná na valorização da modalidade. “Faremos mais um grande evento numa pista onde treinam atletas que já nos trouxeram medalhas olímpicas e mundiais. É motivo de orgulho termos atletas e eventos de alto nível aqui no Tarumã. Isso mostra que o investimento público no esporte de base e de alto rendimento dá resultado”, afirmou.
ESPAÇO– Inaugurado em 2023, o Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding é uma estrutura referência nacional, com investimento total de R$ 3,5 milhões. A obra, iniciada em dezembro de 2022, contempla duas pistas oficiais nas disciplinas Park e Street, ambas com características olímpicas. O espaço soma 1.500 metros quadrados e integra o Complexo Esportivo do Tarumã.
Além de ser um centro de formação para novos talentos, o local também é utilizado para sediar treinamentos da Seleção Brasileira de Skate — nas categorias adultas e juvenis. A construção do centro é resultado de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, a Federação de Skate do Paraná e a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), reforçando o compromisso com o desenvolvimento da modalidade no Estado e no País.
Durante a semana, de terça a sexta-feira, o espaço oferece aulas gratuitas de iniciação esportiva e aperfeiçoamento em skate, com duração de três meses. As atividades são voltadas a pessoas de 5 a 75 anos, promovendo o acesso ao esporte em todas as idades. Em média, 35 alunos participam das aulas diariamente, além de 17 crianças com autismo, em uma iniciativa que reafirma o compromisso das entidades envolvidas com a igualdade, o desenvolvimento e a inserção social por meio do esporte.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia