Na manhã deste sábado (5), a Diocese de Ponta Grossa viveu um momento de emoção e partilha com a apresentação oficial de Monsenhor Evandro Luis Braun, que será ordenado bispo ainda hoje e tomará posse na Diocese de Campo Mourão em agosto.
Durante a coletiva de imprensa realizada no Seminário São José, autoridades religiosas, jornalistas e convidados puderam conversar com o novo bispo eleito. O encontro contou com a presença do bispo emérito Dom Sergio Braschi, do atual bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, e do arcebispo de Joinville (SC), Dom Francisco Carlos Bach.
Em tom descontraído, Dom Francisco compartilhou uma experiência pessoal que surpreendeu os presentes. “Quem aceita ser bispo, ou é santo ou é louco!”, disse, arrancando risos da plateia. Em seguida, revelou que já havia recusado o convite para ser bispo em 1998.
“Naquela época, me convidaram para ser bispo de Ponta Grossa, mas eu recusei. Porque, como diz a Escritura, ‘nenhum profeta é bem recebido em sua pátria’”, contou. Natural do clero de Ponta Grossa, Dom Francisco acabou sendo nomeado anos depois como o primeiro arcebispo da recém-criada Arquidiocese de Joinville (SC).
Antes de seguir o caminho do sacerdócio, ele revelou que sonhava em ser médico, até ser interpelado por um padre que o convidou a pensar em “curar almas”. A mudança de rota o levou a abraçar o sacerdócio e, mais tarde, o episcopado.
Monsenhor Evandro Braun, que agora assume a Diocese de Campo Mourão, foi uma das últimas nomeações feitas pelo Papa Francisco antes de seu falecimento. Ele assume a diocese que anteriormente era liderada por Dom Bruno Elizeu Versari, atual bispo de Ponta Grossa.
A ordenação episcopal acontece neste sábado e marca uma nova fase na vida de Braun e da Diocese de Campo Mourão. Um momento de renovação e esperança para os fiéis da região.