Sexta, 29 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Blogs e Colunas Variedades

Personalização é estratégia para gerir diversidade geracional

Colaboradores de gerações diferentes podem ajudar a construir uma empresa mais diversa, criativa e inclusiva

13/06/2025 10h08
Por: Tiago Silva Candido
Créditos: Freepik
Créditos: Freepik

Quatro gerações coexistem no mercado de trabalho, tornando a diversidade geracional uma necessidade para as empresas. O cenário exige que as organizações criem estratégias para promover a inclusão e a colaboração entre profissionais de diferentes faixas etárias, garantindo um ambiente mais inovador e equilibrado. O principal desafio consiste em alinhar expectativas, experiências e estilos de trabalho distintos, transformando essa diversidade em diferencial competitivo.

Do ponto de vista dos profissionais, um estudo da PwC Brasil revelou que 95% deles reconhecem os benefícios que a convivência entre gerações traz. Entretanto, 65% das empresas não têm programas estruturados para promover a inclusão e mitigar os desafios que a diversidade pode trazer. 

Com colaboradores que vão desde os Baby Boomers até a geração Z, as organizações precisam lidar com obstáculos na comunicação e nas adaptações de ferramentas usadas no dia a dia de trabalho. Especialistas apontam que uma das formas de aproveitar a pluralidade e evitar os desafios é por meio da personalização. 

O Outsourcing RH, por exemplo, pode ser uma solução eficiente para auxiliar na criação de políticas inclusivas e na adaptação das práticas corporativas às necessidades variadas dos colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo. A prática consiste na terceirização do setor de recursos humanos. 

Diversidade geracional traz benefícios para as empresas

Segundo informações da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a diversidade geracional representa a coexistência de diferentes gerações em um mesmo ambiente. No contexto do mercado de trabalho, esse termo acontece quando em um mesmo setor é possível encontrar pessoas com 20 anos ao lado de profissionais que já têm duas décadas ou mais de carreira. 

A universidade aponta que atualmente as gerações existentes nas empresas são os Boomers (1946 a 1964), a geração X (1965 a 1980), a geração Y (1981 a 1996) e a geração Z (1997 a 2012). Quando pessoas de diferentes idades se juntam em um ambiente de trabalho, é possível perceber inúmeros benefícios para as empresas e os próprios colaboradores. 

Conforme aponta a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), cada grupo traz consigo uma bagagem de valores, competências e formas de pensar e agir únicos que podem enriquecer a jornada empresarial. 

Entre os benefícios percebidos com a diversidade geracional está a pluralidade de perspectivas para soluções e ideias, algo que favorece a criatividade e as abordagens inovadoras. A flexibilidade também é uma característica de empresas multigeracionais. 

A associação explica que, em organizações com colaboradores de idades variadas, os profissionais se mostram mais abertos a testar novas abordagens, mostrando-se flexíveis e adaptáveis à sugestão do outro. A ABQV também menciona o aumento da produtividade e o fortalecimento da cultura organizacional nessas empresas. 

Desafios enfrentados entre gerações podem ser sanados com personalização

A diversidade geracional é uma característica que oferece benefícios para as empresas, mas de acordo com a PUCPR ela também pode apresentar desafios. A variedade de faixas etárias evidencia as individualidades e necessidades que cada geração possui, o que em alguns casos favorece conflitos dentro do ambiente de trabalho. 

A PUCPR destaca que os colaboradores podem ter formas de se comunicar diferentes, além de terem valores, expectativas, conhecimentos e motivações diferentes. Essas características, ainda de acordo com a instituição, reforçam a necessidade de um olhar personalizado das empresas para seus colaboradores. 

Para identificar os conflitos e traçar estratégias que minimizem os conflitos, é possível investir em pesquisa de clima na empresa. Essa prática auxilia a detectar possíveis problemas, possibilita a percepção de melhorias e ajuda a entender como criar uma cultura organizacional mais inclusiva para todos os colaboradores, independente da faixa etária. 

Além das ações personalizadas, os responsáveis pelo RH também podem adotar outras iniciativas como programas de mentoria, treinamentos personalizados, campanhas de conscientização sobre a diversidade geracional, projetos colaborativos que estimulem a interação entre colaboradores e adoção de práticas flexíveis que beneficiem todas as gerações da empresa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.