Quinta, 22 de Maio de 2025 (42)99838-3791
Geral Copel

Com engajamento recorde, Semana da Inovação Copel lança desafio inédito no Paraná

Pela primeira vez, times de copelianos e agentes externos poderão se juntar em cocriações com prêmios e oportunidades que prometem movimentar o ec...

22/05/2025 09h42
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Copel
Foto: Copel

A Semana da Inovação Copel 2025 chegou ao fim consolidando-se como um marco na transformação digital da companhia. Foram mais de 700 pessoas presentes na sede da empresa, em Curitiba, e mais de 1.500 conectadas simultaneamente na transmissão ao vivo para todos os polos.

Logo na abertura, na segunda-feira (19), o público conheceu o Desafio Copel de Inovação, que busca soluções de melhoria de eficiência ou redução de custos com o uso de inteligência artificial e novas tecnologias. Pela primeira vez, times de copelianos e agentes externos poderão se juntar em cocriações com prêmios e oportunidades que prometem movimentar o ecossistema de inovação do Paraná.

“Queremos construir, junto com a sociedade, um novo modelo de gestão na Copel — mais inovador, mais eficiente e com a nossa identidade. O Desafio Copel é uma convocação para quem acredita no poder da cocriação e do impacto positivo, em uma lógica transformadora que reposiciona a companhia e o setor elétrico brasileiro para as próximas décadas”, afirma o presidente da Copel, Daniel Slaviero.

Desde o lançamento, o Desafio já recebeu 100 inscrições. Os times podem submeter suas ideias até o dia 6 de junho, por meio do site www.copel.com/desafio .

A sequência da programação na semana foi um mergulho em conteúdo de alta qualidade, com participações de executivos de empresas nacionais e internacionais que trouxeram experiências práticas, provocações e aprendizados.

O presidente do Conselho de Administração da Copel e fundador da Bematech, Marcel Malczewski, trouxe reflexões sobre empreendedorismo e estratégia. Em seguida, temas como cultura orientada a dados e transformação digital foram discutidos por nomes como Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, e Wanderley Baccala, diretor executivo da Rede Globo.

“A Semana da Inovação é o retrato do que estamos construindo com o nosso programa de transformação digital: uma Copel mais aberta, conectada e orientada à geração de valor com tecnologia e propósito. Foi uma oportunidade concreta de unir vozes internas e externas para discutir o futuro da energia, da gestão e da transformação digital. Essa troca é o que impulsiona a inovação real”, destacou Diogo Mac Cord, vice-presidente de Estratégia, Novos Negócios e Transformação Digital da Copel.

A programação também contou com a presença de Leonardo Almeida, líder da Google Cloud, Maria Haro e Douglas Junior, especialistas da GE Vernova, além de Sávio Marques (SAP) e Gabriel Dornella (Salesforce), em debates sobre modernização de processos e tecnologias de ponta.

No encerramento, o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, destacou a relevância da Copel como agente de transformação empresarial e social, em uma palestra sobre o Sistema Toyota de Produção — modelo que, segundo Mac Cord, continua a inspirar empresas em todo o mundo.

Outros painéis de destaque reuniram nomes como Fábio Lima, da IBM, com mediação de Rodolfo Lima, Diretor-Geral da Copel Mercado Livre; Rodrigo Carazolli, VP de Inovação e Transformação da ArcelorMittal, e Luiz Couto, Diretor Executivo da Aegea Saneamento, mediados por Fernando Mano, Diretor-Geral da Copel Geração e Transmissão.

Além dos conteúdos transmitidos ao vivo, a semana também promoveu momentos de aprendizado prático. Três oficinas presenciais mobilizaram copelianos e copelianas em torno de metodologias aplicadas à inovação: Design System, com Erica Marques, líder global de Ecossistemas de Inovação na XP Sprint; Metodologia Google, com Cezar Affonso, executivo de Estratégia, Vendas e Delivery do Google; e, encerrando a trilha prática, Mensurando a Inovação, com Yasmin Conolly, gerente sênior de Estratégia e Inovação da KPMG.

Ao longo da semana, também passaram pelo evento lideranças e especialistas de empresas como Fu2Re Solutions, Viasat, Nokia, NVIDIA, Schneider Electric, Pix Force e EY, entre outras.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.