A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) promove nesta quarta e quinta-feira (21 e 22) a primeira edição de 2025 da Prova Paraná . A avaliação é destinada a turmas do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º anos do Fundamental II e do 1º ao 3º anos do Ensino Médio da rede estadual de ensino e das redes dos 397 municípios que aderiram ao programa criado pelo Governo do Estado. No total são mais de 1,1 milhão de estudantes participantes.
A Prova Paraná integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem como principal objetivo diagnosticar a aprendizagem dos estudantes das redes públicas do Estado. Os resultados servem para orientar professores, equipes gestoras, a secretaria estadual da Educação e as secretarias municipais da Educação na definição de estratégias pedagógicas que promovam avanços no processo de ensino e aprendizagem, com base nos direitos estabelecidos nos documentos curriculares do Estado.
Os estudantes da Educação Especial também têm participação garantida na avaliação, com a oferta de condições diferenciadas, como provas ampliadas e superampliadas, em Braile, com vídeos em Libras, entre outras adaptações, de forma a garantir a acessibilidade e a inclusão.
A Seed-PR também oferece materiais de apoio à preparação dos estudantes, como guias pedagógicos e matrizes de descritores, disponíveis na página do programa.
“A Prova Paraná é mais um instrumento que veio para garantir a qualidade do ensino público do Paraná”, avalia o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “A partir dela conseguimos diagnosticar, corrigir e aprimorar ainda mais as estratégias pedagógicas da rede pública de ensino”.
APLICAÇÃO DAS PROVAS– As avaliações serão aplicadas no formato impresso, divididas em dois cadernos – um para cada dia de prova. No Caderno 1 serão avaliados os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Já o Caderno 2 avaliará os componentes específicos de cada fase de ensino: para o Fundamental serão Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa; para o Médio, Filosofia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Educação Financeira, Pensamento Computacional, entre outros, com variações conforme os Itinerários Formativos.
A exceção será para as provas das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, que serão divididas em Língua Portuguesa, no Caderno 1, e Matemática, no Caderno 2.
CORREÇÃO– A Seed-PR desenvolveu o aplicativo “Corrige” para auxiliar na correção dos gabaritos da Prova Paraná. Disponível para celulares com o sistema operacional Android, o aplicativo está disponível, na rede estadual, para diretores, diretores auxiliares, pedagogos, secretários e docentes. Já nas redes municipais, têm acesso ao “Corrige” os usuários cadastrados pelas SME.
Parlasul Senador Humberto Costa é o novo presidente do Parlasul
Segurança Corpo de ex-delegado-geral executado em Praia Grande é velado na Alesp
Justiça Moraes: não há dúvida sobre tentativa de golpe; Bolsonaro era líder
Justiça Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF
Justiça Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF
Justiça STF: apenas um réu comparece ao 1° dia de julgamento da trama golpista
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia