O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta quinta-feira (08) a sessão de disputa do edital de pavimentação da PR-574 e da PR-575 entre Cafelândia, Palmitópolis (distrito de Nova Aurora) e Jotaesse (localidade de Tupãssi), na região Oeste.
Ao todo foram 23 participantes na sessão de disputa, sendo a melhor classificada a empresa AM2 Brasil Engenharia Ltda., do Mato Grosso do Sul, com a proposta de R$ 89.560.350,00.
Agora ela tem até sexta-feira (09) para enviar uma planilha de preços atualizada para refletir sua proposta de preço, e os documentos de habilitação para análise da comissão de contratação do DER/PR.
A obra terá 21,27 quilômetros de extensão e inclui o novo Contorno de Palmitópolis. As pistas serão de pavimento asfáltico com duas faixas de 3,5 metros de largura cada e acostamentos de 2 metros em cada lado. Também estão previstas correções de geometria para solucionar curvas considerada críticas para acidentes.
Na PR-574, trecho de 8,09 quilômetros entre Palmitópolis e Cafelândia, também será construída uma nova ponte sobre o Rio Central, em um local diferente da atual. Ela passará de 6,25 metros de largura por 13m de extensão para 11,8 m de largura e 46m de extensão. Ainda neste trecho, o bueiro triplo na altura do Rio Iguaçuzinho será substituído por uma ponte de 12,7 mestros de largura por 36 metros, de comprimento. No acesso a Palmitópolis será implantada uma interseção em nível do tipo rótula não-vazada, com nova iluminação viária.
Na PR-575 será pavimentado um trecho de 11,44 quilômetros, entre Palmitópolis e Jotaesse. Uma nova ponte sobre o Rio Verde será construída em trecho variante, passando dos atuais 6,25 metros de largura por 11,55 metros de comprimento para 11,8 metros de largura por 63m de comprimento. No começo e final do trecho serão implantadas novas rótulas com iluminação.
Por último, o novo Contorno de Palmitópolis, que terá 1,74 quilômetro de extensão e vai ligar as duas rodovias, sendo implantado ao sul do distrito.
Após conclusão da licitação e assinatura de contrato, o prazo de execução será de 540 dias corridos (18 meses).