O feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de Maio, vai modificar alguns horários de atendimento e serviços públicos estaduais. Não haverá mudança nos serviços essenciais, como hospitais e delegacias. A maioria dos museus estaduais funcionará normalmente. As Unidades de Conservação do Instituto Água e Terra também receberão o público.
Confira o que abre e fecha durante a pausa:
FARMÁCIAS DO ESTADO- Estarão fechadas na quinta e na sexta-feira (1º e 2), com retorno ao expediente normal na segunda-feira (5).
DELEGACIAS- As Centrais de Flagrante atuarão em plantão ininterrupto. As demais delegacias funcionarão em plantão de acordo com a demanda de cada comarca.
INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO- Não haverá atendimento na quinta e sexta-feira. O expediente será retomado normalmente na segunda-feira (5).
AGÊNCIAS DO TRABALHADOR- Estarão fechadas na quinta e na sexta-feira, com atendimento voltando ao normal a partir de segunda-feira (5).
TRANSPORTE METROPOLITANO- Na quinta-feira, as linhas do sistema metropolitano de transporte coletivo irão operar com tabela de sábado, com exceção das seguintes linhas compartilhadas com a URBS, que irão operar com tabela de domingo:
206-BARREIRINHA/SÃO JOSÉ
304-PINHAIS/CAMPO COMPRIDO
702-CAIUÁ/CACHOEIRA
Já na sexta-feira, a operação geral das linhas metropolitanas seguirá a programação normal de dias úteis, com as seguintes exceções:
304-PINHAIS/CAMPO COMPRIDO: tabelas de dias úteis sem o reforço à Praça Tiradentes.
D66-DIRETO PIRAQUARA: não opera.
F02-CTBA/FAZENDA RIO GRANDE: tabelas de dias úteis com cortes pontuais
K72-DIRETO ITAPERUÇU e L72-DIRETO RIO BRANCO: não operam os reforços que iniciam no Trevo de Itaperuçu.
J62-CAMPO LARGO/GUADALUPE: não opera o reforço iniciado no bairro Orleans.
Os horários das linhas pode ser conferido no site da Amep .
HEMEPAR-Confira como funcionarão os atendimentos de cada unidade:
Paranaguá - dia 1º: aberto (8h às 17h) | 2 e 3: fechado
Curitiba - dia 1º: fechado | 2 e 3: normal (7h30 às 18h)
Biobanco - dia 1º e 2: fechado | 3: aberto
Ponta Grossa - dia 1º: fechado | 2: aberto (8h às 11h) | 3: fechado
Irati - dia 1º, 2 e 3: fechado
Guarapuava - dia 1º e 3: fechado | 2: aberto (8h às 14h)
União da Vitória - dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado
Pato Branco - dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado
Francisco Beltrão - dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado
Foz do Iguaçu - dia 1º: fechado | 2: aberto (8h às 12h e 13h às 17h) | 3: aberto (7h30 às 12h)
Cascavel - dia 1º: fechado | 2 e 3: normal (7h30 às 17h30)
Campo Mourão - dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado
Umuarama - dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado
Cianorte - dia 1º, 2 e 3: fechado
Paranavaí - dia 1º: fechado | 2: aberto (7h30 às 11h) | 3: fechado
Maringá - dia 1º: fechado | 2: aberto (7h às 19h) | 3: aberto (7h às 12h30)
Apucarana - dia 1º: fechado | 2: aberto | 3: fechado
Londrina - dia 1º: fechado | 2: aberto (8h às 18h30) | 3: aberto (8h às 17h30)
Cornélio Procópio - dia 1º, 2 e 3: fechado
Jacarezinho - dia 1º, 2 e 3: fechado
Toledo - dia 1º, 2 e 3: fechado
Telêmaco Borba - dia 1º, 2 e 3: fechado
Ivaiporã - não realiza coletas
CEASAS- Todas as unidades da Ceasa Paraná – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – estarão fechadas na quinta-feira. Na sexta-feira (2), os mercados reabrem normalmente ao público, com exceção da Administração Central, que estará em ponto facultativo. Os horários de funcionamento variam conforme a unidade e podem ser consultados no site www.ceasa.pr.gov.br .
COLÉGIOS ESTADUAIS- Não haverá aula na quinta e sexta-feira. Os colégios voltam às atividades normais na segunda-feira (5).
BIBLIOTECA PÚBLICA- A Biblioteca Pública do Paraná estará fechada durante todo o feriado prolongado, de quinta-feira (1º) até domingo (4). As atividades, incluindo a Oficina Permanente de Poesia, que ocorre às quintas, serão retomadas normalmente na segunda-feira (5), a partir das 8h30.
MUSEUS- A maioria dos museus estaduais funcionará normalmente durante o feriado, de 1º a 4 de maio. Estarão abertos ao público o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu Paranaense (MUPA), o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), com horários entre 10h e 18h (ou 19h, no caso do MIS na sexta). O Museu de Arte Contemporânea (MAC Paraná) seguirá o horário do MON, onde está temporariamente instalado, mas a sede Adalice Araújo estará fechada e reabre na segunda-feira (5). A programação cultural completa pode ser consultada AQUI .
PARQUES ESTADUAIS- Vinte e seis Unidades de Conservação (UC) do Instituto Água e Terra (IAT), além do Aquário de Paranaguá, no Litoral, e do Jardim Botânico de Londrina, no Norte, estarão abertas normalmente para visitação durante o feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio. Os horários de funcionamento variam de acordo com cada unidade. A única Unidade de Conservação que não vai funcionar neste feriado é o Parque Estadual de Ibiporã, em Ibiporã, na região Norte do Paraná.
PROCON- Não haverá atendimento presencial na quinta e na sexta-feira (1° e 2). Durante o feriado, será possível abrir chamados de maneira online no site da entidade .
CEIM- O Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM-PR) estará fechado no dia 1º e 2 de maio. Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (5).
DETRAN- As unidades do Detran-PR estarão fechadas na quinta e sexta-feira, retornando o atendimento na segunda-feira (5), das 8h às 17h. Durante este período, o cidadão poderá acessar os serviços pelo portal do Detran e o aplicativo Detran Inteligente.
COPEL- As agências e postos de atendimento presencial da Copel em todo o Estado estarão fechados nesta quinta-feira (1º). O retorno se dá na sexta-feira (2), conforme o horário da agência local. A qualquer hora do dia ou da noite, o consumidor pode contatar a companhia pelo site copel.com , aplicativo para celulares, WhatsApp 41 3013-8973 ou ligar para 0800 51 00 116.
SANEPAR- Durante o feriado do Dia do Trabalho, as Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão fechadas na quinta-feira e na sexta-feira. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (5). Mesmo durante o feriado, os clientes podem entrar em contato 24 horas por dia pelos canais digitais: telefone 0800 200 0115, WhatsApp (41) 99544-0115, aplicativo Sanepar Mobile, site www.sanepar.com.br e e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br.
FOMENTO PARANÁ- Na quinta-feira, a Fomento Paraná estará fechada. O atendimento na sexta-feira (2), acontecerá por meio de plantão, das 9h às 17h.
COHAPAR- A sede e os escritórios regionais da Cohapar estarão em recesso nos na quinta e sexta-feira. Mesmo durante o feriado e o ponto facultativo, seguem disponíveis no site cohapar.pr.gov.br serviços como emissão de segunda via de boletos, cadastro em projetos habitacionais, consulta a empreendimentos por município e solicitação de escrituras.
RECEITA ESTADUAL– As delegacias e agências da Receita Estadual estarão fechadas na quinta e sexta-feira. Na sexta-feira (2), haverá atendimento por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), das 7h às 19h, pelos números (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades).
JUCEPAR- A Jucepar estará fechada nos dias 1.º e 2 de maio. Durante o feriado o, o sistema Empresa Fácil segue disponível para os usuários. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira, dia 5.
Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia