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Projeto da UEPG leva formação para jovens no interior de Ipiranga

Um projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove formação crítica, capacitação técnica e expressão cultural para jove...

08/04/2025 17h13
Por: Redação Fonte: UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
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Um projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove formação crítica, capacitação técnica e expressão cultural para jovens de escolas rurais. Intitulada “Temas emergentes: juventudes do campo de Ipiranga/PR”, a iniciativa teve início em fevereiro, no Colégio Estadual Dr. Claudino dos Santos, com uma reunião técnica entre a equipe executora e a gestão da instituição de ensino.

Segundo a coordenadora da ação, professora Kelly Cristina Ducatti da Silva, o objetivo é promover a formação integral dos estudantes que moram na zona rural do município, capacitando-os para enfrentar desafios contemporâneos como sustentabilidade, desigualdades de gênero, preservação ambiental, questões pertinentes às juventudes do campo e gestão tecnológica de propriedades rurais. “A proposta busca fortalecer a identidade cultural local, conectando os princípios da educação do campo, tecnologia e arte para preparar esses jovens como agentes de transformação em suas comunidades”, explica Kelly Cristina.

Foto: Reprodução/UEPG
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Para atingir essa meta, foi montada uma equipe multidisciplinar. São duas pedagogas, uma bióloga, uma engenheira elétrica, uma zootecnista e bolsistas de Pedagogia, Biologia, Zootecnia e Ciências da Computação. “A iniciativa é um ponto de partida para o desenvolvimento local, possibilitando uma troca mútua de saberes e experiências entre os participantes, a universidade e a comunidade”, afirma Kelly.

Para o pedagogo Mateus Orloski de Andrade, egresso da UEPG em 2023 e membro da equipe, participar do projeto traz uma perspectiva de contribuição, especialmente porque Ipiranga é o lugar em que nasceu. “Isso incentiva que estudantes do ensino médio possam almejar e alcançar espaços universitários, assim como eu fiz. Também proporciona a melhoria na formação e aperfeiçoamento sociocultural e permite a troca de experiências e conhecimentos, porque além de ensinarmos, aprendemos muito com esses adolescentes”, detalha.

Metodologia Detalhada

Para a realização das atividades, foram definidos três eixos metodológicos. O primeiro consiste em rodas de conversa, nas quais os participantes trocarão experiências sobre gênero, saúde mental e cultura regional. Em um segundo momento, há o treinamento técnico sobre tecnologias agrícolas (IoT, sensores), legislação ambiental com orientações sobre cuidados e comportamentos visando à preservação da fauna silvestre, além de visitas guiadas focadas em práticas sustentáveis.

Foto: Reprodução/UEPG
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Já o último eixo, focado nas expressões culturais, permite aos alunos explorar temas relacionados à arte, literatura, teatro e música para resgatar e fortalecer a identidade da comunidade.

Parte das atividades será presencial e outra parte ocorrerá em salas de aula virtuais. A coordenadora detalha que, ao final do trabalho, são desenvolvidos materiais como cartilhas digitais, vídeos educativos, exposições artísticas, publicações em eventos e em periódicos científicos, como forma de prestação de contas e serviços à população local. O intuito é “estimular a permanência dos jovens rurais em seu território e um maior engajamento deles em processos que respeitem sua identidade, sua cultura própria e suas potencialidades na organização sustentável de propriedades familiares”, completa a professora Kelly.

Os recursos do projeto provêm do Fundo Paraná, por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Este programa visa auxiliar e incentivar a extensão universitária, priorizando ações executadas em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). No ranking de IDHM, Ipiranga ocupa a 314ª posição entre os 399 municípios paranaenses.

Foto: Reprodução/UEPG
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Texto: Helton Costa/Foto: Reprodução
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