Ter mais produtividade não envolve somente o campo do trabalho. O planejamento e a organização se estendem para todas as áreas da vida, inclusive para a alimentação e a rotina diária.
Quando você planeja o cardápio da semana, não está apenas economizando seu tempo, está economizando comida também. Isso porque você pode comprar apenas o que será usado para cozinhar na semana e guardar no freezer. Confira algumas dicas de organização para planejar suas refeições.
O primeiro passo para definir um cardápio e planejar é definir o número de pessoas. Assim, você terá mais precisão na hora de escolher a quantidade de ingredientes e montar a lista de compras.
Avalie também os hábitos alimentares de cada um e quantas refeições serão feitas em casa. Aproveite para ver se algum familiar tem restrições alimentares, alergias ou intolerância para adequar o cardápio da semana.
Saber o tempo disponível para preparar os pratos é importante para saber quais pratos escolher. Seja realista nessa questão, lembre-se de que cozinhar a comida leva tempo. Por isso, nada de metas difíceis de cumprir ou receitas muito longas se o tempo for curto.
Aqui é o momento para usar a criatividade. Procure por receitas que sejam práticas e variadas para compor o cardápio. Para isso, procure por canais de culinária no YouTube, Tik Tok e em blogs.
Também vale ligar para a mãe ou para as amigas e buscar sugestões de receitas. E não fique mal por ter que repetir pratos. Lembre-se de que a qualidade é melhor e mais importante que a variedade.
Depois de definir a quantidade de pessoas, hábitos e restrições e os tipos de receitas, é hora de montar o cardápio da semana. Aqui é o momento de liberar a criatividade para escolher os pratos do café da manhã, almoço e jantar.
Para ficar mais prático, crie uma tabela com os dias da semana e separe por cada tipo de refeição — café da manhã, almoço e jantar. Em seguida, anote a refeição de cada horário e deixe em um local visível.
Agora que você já tem a quantidade de comida que será preparada e os pratos de cada refeição, é hora de ir às compras. Dessa forma, fica mais fácil saber o que você precisa comprar.
Calcule a quantidade de acordo com as porções para cada pessoa. E faça uma lista antes de ir ao mercado. Assim, você vai se concentrar no que precisa e vai evitar o desperdício de comida, além de ter mais economia.
Estabeleça uma rotina alimentar, escolhendo um dia da semana para pesquisar as receitas e montar o cardápio, outro dia para ir às compras e outro para preparar as receitas e as marmitas. Se for possível, faça tudo em um dia só para economizar tempo.
Mantenha a sua despensa arrumada, isso vai ajudar na hora de fazer a lista para ir às compras. Uma despensa bagunçada torna o processo difícil e gasta mais tempo, pois você vai perder mais tempo procurando o que tem e o que não tem.
Crie o hábito de organizar sua despensa assim que chegar do supermercado. Dessa forma, suas compras ficarão arrumadas para o resto da semana. Faça o mesmo com as verduras e frutas na geladeira.
Mesmo com o planejamento, pode acontecer de sobrar comida do almoço ou da janta. Pode ser um legume, vegetal, carne, arroz e outros alimentos. Mas você não precisa jogar fora, é possível reaproveitar, fazendo um bolinho de arroz, mexido, panqueca e outros pratos para complementar o cardápio.