No último sábado (08), a Mansão Villa Hilda se transformou em um palco de celebração à mulher e à poesia, com a realização da 12ª edição da Ação Poética do Dia da Mulher. O evento, promovido pelas escritoras Dione Navarro e Renata Regis Florisbelo, trouxe um sarau cultural repleto de apresentações artísticas, onde a música, a poesia e a performance teatral se uniram para homenagear as mulheres da região.
Com o céu ensolarado e o ambiente acolhedor da mansão, o evento contou com a participação de diversos artistas locais, que apresentaram suas obras de forma vibrante e emotiva. As mulheres presentes foram saudadas com flores e receberam um folder com poemas de renomados autores ponta-grossenses, como Anita Philipovsky, Thereza Cristina Pusch, Leonilda Hilgenberg Justus, Edmundo Schwab, Kleber Bordinhão, Renata Regis Florisbelo e Xyko Ferreira.
A programação foi aberta com uma apresentação musical de Renata Regis Florisbelo e Rogério Vriesman, seguida por homenagens e declamações poéticas que destacaram a força e a presença da mulher. Entre as apresentações, Alba Silva dedicou uma homenagem especial às mulheres, enquanto Elza Prestes trouxe um poema e uma trova para o público. Álisson Louzada, com um poema em tributo à mulher, e Sônia Eliza Spartalis, com seus versos profundos, seguiram com suas participações, proporcionando um clima de reflexão e emoção.
Renata Regis Florisbelo também fez uma homenagem a saudosa Alana Berti, e a tarde foi marcada por mais apresentações musicais de Rogério Vriesman e Álisson Louzada. A figura da mulher foi exaltada por Marisa Wagner, enquanto Dione Navarro encantou o público com o seu poema "Somos Duas".
A poesia continuou com os versos de Elizabeth Camlofski além de alunas da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) e, em seguida, Rogério trouxe uma performance teatral, cativando todos os presentes. Ritamara Elbl Silva e seus versos também marcaram a tarde, e a celebração foi ainda mais enriquecida pela presença de Deise Machado, que falou sobre a importância da dança, especialmente a dança do ventre, como uma expressão artística e de empoderamento feminino.
O evento, que contou com o apoio da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA), foi um sucesso, reunindo autores, simpatizantes da poesia e admiradores da arte em um momento de integração e valorização da mulher. O sarau, que se tornou uma tradição na cidade, mais uma vez cumpriu seu papel de divulgar talentos locais e fortalecer a conexão entre a arte e a essência feminina.
Com uma tarde encantadora e repleta de poesia e arte, a 12ª Ação Poética do Dia da Mulher reafirmou a importância de se celebrar o feminino através da linguagem poética e cultural. A presença marcante das mulheres, o talento dos artistas e a energia positiva que permeou a Mansão Villa Hilda tornaram este evento uma verdadeira homenagem à mulher e à arte.

Nova série 'Quem Matou Nossa Filha?' estreia na HBO Max no dia 18 de setembro
Cultura Projeto Cultural de PG encerra turnê com 40 apresentações no Paraná
Novidade Discovery e HBO Max divulgam trailer de 'Largados e Pelados Brasil - A Tribo'
Cultura Escritora Carol Oliveira lança “Mica Mexerica” em Ponta Grossa
#Ficaflix2 O que assistir no fim de semana: estreias no streaming e cinema
Cultura Livro infantil “Um Menino Genial” conquista leitores em Ponta Grossa
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia