A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura de Ponta Grossa realizaram uma reunião estratégica nesta quarta-feira (19) para discutir ações imediatas e de médio prazo que garantam a regularidade do abastecimento de água na cidade. O encontro contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt e de diretores da Sanepar, que apresentaram um plano detalhado para enfrentar os desafios do consumo elevado devido às ondas de calor e ao crescimento populacional do município.
O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, destacou que as temperaturas atípicas e sucessivas ondas de calor aumentaram o consumo de água em 25%, impactando diretamente os níveis dos reservatórios. Para evitar colapsos no sistema, medidas operacionais foram adotadas, incluindo manobras no fornecimento e a ampliação da capacidade de produção.
Para garantir a segurança hídrica de Ponta Grossa, a Sanepar anunciou a finalização da ampliação da ETA Pitangui nos próximos 60 dias, o que aumentará a capacidade de produção em 15%. Além disso, a companhia está colocando em operação um novo poço para reforçar o abastecimento.
Entre as iniciativas emergenciais acordadas na reunião, destacam-se:
✔ Aumento da frota de caminhões-pipa para garantir o abastecimento em serviços essenciais de saúde e educação.
✔ Fornecimento de 200 caixas-d’água para famílias em situação de vulnerabilidade, em parceria com a Prefeitura.
"A caixa-d’água assegura o abastecimento durante as 12 horas em que pode haver restrição no fornecimento em algumas regiões", ressaltou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Para evitar o esgotamento dos reservatórios, a Sanepar realizará manobras operacionais em determinados bairros, sempre monitorando em tempo real a necessidade de ajustes. O fornecimento poderá ser reduzido em períodos de até 12 horas, com normalização na madrugada seguinte. Confira o cronograma:
? 20/02 – Oficinas, Estrela, Olarias, Jardim América, Santa Maria, Cará-Cará, Aeroporto, entre outros.
? 21/02 – Bairro Neves, Vila Ana Rita, Pitangui, Lagoa Dourada, Costa Rica, entre outros.
? 22/02 – Centro, Jardim Carvalho, Vila Margarida, Baraúna, Núcleo Monteiro Lobato, entre outros.
? 23/02 – Contorno, Ronda, Chapada, Nova Rússia, Vila Maracanã, Gralha Azul, entre outros.
? 24/02 – Recanto Verde, Nova Ponta Grossa, Jardim Brasil, Vila Marina, Pacaembu, entre outros.
A Prefeitura e a Sanepar reforçaram a importância do diálogo e planejamento para garantir soluções eficazes para o abastecimento de Ponta Grossa. "O consumo cresceu 25%, e a Sanepar está conduzindo um planejamento estratégico, incluindo obras em andamento, para acompanhar esse crescimento", destacou a prefeita.
Estiveram presentes na reunião:
? Prefeita Elizabeth Schmidt
? Diretores da Sanepar: Sérgio Wippel (Operações), Fernando Mauro Nascimento Guedes (Administrativo), Bihl Elerian Zanetti (Comercial) e Melissa Ferreira (Comunicação e Marketing)
? Secretários municipais e autoridades locais
➡ Fique atento às atualizações e acompanhe as informações oficiais da Prefeitura e da Sanepar sobre o abastecimento de água em Ponta Grossa.