Depois de um período marcado pelos excessos de cirurgias e procedimentos estéticos padronizados, um novo movimento vem ganhando força na indústria da beleza: o chamado quiet beauty, que em tradução livre significa “beleza discreta”. Popular nas redes sociais, como TikTok e Instagram, também vem sendo notado por celebridades nacionais e internacionais.
Lindsay Lohan, Gkay e Donatella Versace são alguns dos nomes que estão aderindo a essa tendência, que traz a ideia de procedimentos mais naturais e personalizados. Especialistas da área de estética apontam que esse tipo de resultado só é possível graças às inovações tecnológicas que trazem protocolos únicos, confortáveis e menos invasivos, aliados ao uso de atendimentos personalizados.
Segundo a CMO do Grupo MedSystems, Andressa Mundim, uma dessas tecnologias é o laser lavieen, aparelho que pode ser utilizado em todos os tipos de pele para proporcionar rejuvenescimento, tratamento de manchas e rugas finas de forma natural. “Conhecido pelos pacientes como Makeup Technology, o BB Laser Lavieen promove efeitos e benefícios similares aos de um BB Cream, garantindo uma pele uniforme e radiante por meses, sem a necessidade de retoques.”
Inspirado pelo movimento do quiet luxury, que recentemente conquistou o mundo da moda ao valorizar um luxo mais discreto e sutil, surgiu a tendência quiet beauty na estética. O conceito promove o realce da beleza de maneira natural, através de tratamentos personalizados, aliando as mais modernas tecnologias disponíveis.
Muitas celebridades já iniciaram a chamada “desarmonização facial”, em que retiram o excesso de preenchimentos, que foi moda há alguns anos, e fazem novos protocolos que reforçam a naturalidade, optando por procedimentos que enaltecem a beleza dos próprios traços.
A influenciadora e empresária Gkay revelou ao programa “Fantástico” que começou a sentir uma distorção em sua imagem graças aos excessos, além de perceber que o preenchimento facial, que fazia a cada três meses, estava afetando o seu sorriso.
Lindsay Lohan e Donatella Versace também passaram por esse processo e, por isso, são alguns dos nomes associados à tendência do quiet beauty. A atriz, de 38 anos, e a estilista, de 69, impressionaram o público ao exibir os novos visuais, sem linhas de expressão, lábios com traços finos e um aspecto mais jovial do que tinham antes.
O conceito clean girl, bastante popular nas redes sociais, como TikTok, onde acumula mais de 712,7 mil publicações, também ajuda a reforçar a tendência do quiet beauty ao promover a valorização de um estilo natural focado no bem-estar.
O movimento que preza pela naturalidade nos procedimentos estéticos tem impulsionado o atendimento personalizado em clínicas de estética, onde se torna importante compreender as necessidades e objetivos individuais de cada paciente. Para isso, a profissional destaca que em primeiro lugar é necessário adotar uma abordagem consultiva ao fazer uma avaliação detalhada do histórico, preferências e metas estéticas do paciente.
Com base nessas informações, Andressa explica que a clínica poderá sugerir tratamentos personalizados, como os baseados nas tecnologias mais avançadas e adequadas ao paciente, como o Ultraformer MPT e os lasers Pastelle ou Lavieen, sempre considerando os resultados esperados e o perfil de cada cliente.
As duas tecnologias também são citadas pela gerente do corpo clínico do Grupo MedSystems, Leticia Pak. A profissional aponta que os procedimentos utilizam tecnologias avançadas para tratar a pele de forma segura.
Enquanto o Lavieen, com sua ação subablativa e tendo como alvo a água, promove rejuvenescimento, uniformização do tom da pele e estímulo de colágeno, o Pastelle, que tem como alvo a melanina, hemoglobina e água, atua com precisão no clareamento de manchas, remoção de tatuagens e tratamentos de lesões pigmentares.
Outra característica que, segundo Andressa, ajuda a personalizar o atendimento e favorece o resultado natural dos procedimentos é a utilização de sistemas de Customer Relationship Management (CRM), que auxiliam no acompanhamento do progresso dos tratamentos.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o CRM é um sistema que organiza todos os pontos de contato que a uma empresa tem com o cliente para que fique mais fácil trabalhar suas estratégias de venda.
“A utilização de sistemas de CRM ajuda a acompanhar o progresso dos tratamentos e as preferências de cada cliente, permitindo que a clínica envie ofertas ou informações personalizadas sobre novos serviços, promoções e produtos, no momento certo. Isso cria uma experiência única e personalizada que fortalece o relacionamento e aumenta a fidelização.” explica Andressa
Além disso, as tecnologias que ajudam a criar protocolos naturais devem ser conduzidas por profissionais capacitados. Andressa reforça que a capacitação da equipe é fundamental para oferecer um atendimento acolhedor e adaptado às expectativas do cliente.