Manter a pele saudável, hidratada e com viço tem sido uma prioridade para os brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Mindminers, 76% utilizam produtos de cuidado para essa região do corpo. A adesão é maior entre as mulheres (88%) em comparação aos homens (64%).
Apesar do interesse, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para preservar o brilho e a textura saudável da pele, seja por maus hábitos ou falta de informação sobre os cuidados adequados. Segundo a pesquisa, apenas 28% buscam orientação com dermatologistas para escolher os produtos que serão utilizados.
Na definição da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele viçosa é aquela que mantém a hidratação natural, apresenta textura macia e uniforme e tem uma aparência luminosa. Contudo, fatores como desidratação, excesso de oleosidade ou ressecamento podem comprometer essas características.
A exposição prolongada ao sol é apontada pela SBD como uma das principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e perda de viço. Também contribui para o aparecimento de manchas e rugas devido à ação dos raios ultravioletas, que estimulam a produção de radicais livres e causam danos celulares.
Por isso, quando se trata de prevenir os danos causados pelo sol, a aplicação diária de protetor com amplo espectro (UVA e UVB) é a principal orientação dos médicos. O uso é recomendado mesmo dentro de casa.
A alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e alimentos antioxidantes, também contribui para a aparência saudável da pele. Nutrientes como o magnésio - presente em nozes, sementes e grãos inteiros - podem trazer benefícios por conta das propriedades anti-inflamatórias e hidratantes.
Em entrevista à imprensa, a dermatologista Paola Pomerantzeff afirma que o mineral melhora a função de barreira da pele, potencializando a hidratação e diminuindo a inflamação. Além da introdução alimentar, ele pode ser digerido pela suplementação, seguindo a dose diária do magnésio recomendada por um médico.
Outra substância que pode auxiliar na manutenção do viço da pele é a Coenzima Q10. Semelhante a uma vitamina, ela é naturalmente produzida pelo organismo, mas sua concentração tende a diminuir com o passar da idade.
Conforme artigo publicado no IUBMB Journal, entre os benefícios da coenzima q10 está o auxílio na renovação celular, que ajuda a combater os sinais de envelhecimento e melhorar o aspecto de manchas escuras e melasma.
A hidratação também está entre os cuidados recomendados para manter a saúde da pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o manto hidrolipídico, produzido naturalmente pela pele, é responsável por reter água, proteger contra ressecamento e evitar irritações.
Contudo, fatores externos, como mudanças climáticas e poluição, podem comprometer essa barreira natural. Por isso, é recomendado o uso diário de hidratantes, especialmente em dias mais quentes, para preservar a umidade e evitar o ressecamento. Além disso, a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia complementa os cuidados, promovendo a hidratação de dentro para fora.
A SBD também destaca a importância da higienização duas vezes ao dia, utilizando sabonetes adequados ao tipo de pele. Para peles oleosas, produtos oil free ou à base de água são recomendados, enquanto peles secas devem optar por produtos mais hidratantes.
Tônicos ou água micelar também ajudam na limpeza e no controle da oleosidade. Além disso, a remoção de maquiagem com demaquilantes é considerada imprescindível para evitar a obstrução dos poros, o surgimento de acne e o envelhecimento precoce.
Com o passar dos anos, a pele passa por diversas mudanças, como a perda gradual de sustentação e elasticidade. Segundo a assessora do Departamento de Dermatologia Geriátrica da SBD, Marcelle Nogueira, a partir dos 30 anos, a pele começa a perder cerca de 1% de sua firmeza por ano. No caso das mulheres, a queda é ainda mais acentuada após a menopausa.
Essa transformação natural faz com que a prevenção seja um aspecto essencial do cuidado com a pele. A aplicação de cremes oxidantes, ricos em vitamina C e E, ajuda a postergar o envelhecimento, preservando a firmeza e a elasticidade da pele.
A SBD reforça que não há idade ideal para começar os cuidados dermatológicos. O importante é manter uma rotina consistente e ajustada às necessidades da pele, buscando sempre a orientação de um dermatologista para garantir a segurança dos tratamentos.
O órgão aponta, ainda, que, dependendo das necessidades individuais, tratamentos como aplicação de toxina botulínica para rugas de expressão, preenchimentos com ácido hialurônico para suavizar sulcos e olheiras, e procedimentos com luz intensa pulsada e lasers para tratar manchas e melasma podem ser indicados.
serviços de habilita Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
futebol Os maiores artilheiros da Copa Libertadores 2025
saúde Qualidade no tratamento de TEA é mais importante do que quantidade de horas
Reprodução Trocar palavras por sinônimos: melhore seus textos de forma prática
Betão bet Tendências em métodos de pagamento para sites de apostas em 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia