As empresas paranaenses ligadas ao setor de serviços registraram um crescimento de 3,9% no volume de atividades entre janeiro e novembro de 2024 no comparativo com o mesmo período de 2023. O resultado do Paraná ficou acima da média nacional, que foi de 3,2% neste intervalo de tempo.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mesmo levantamento também aponta para um aumento do faturamento das empresas instaladas no Estado, cujo índice de receita nominal cresceu 8,6% nos 11 meses de 2024 com dados já consolidados.
O desempenho do segmento de serviços do Paraná também foi positivo quando a comparação é feita entre novembro de 2024 e o mesmo mês de 2023. Neste recorte, a alta no volume das atividades foi de 1,4%, enquanto a receita subiu 4,5%, demonstrando uma trajetória ascendente das empresas.
No acumulado de 12 meses, que leva em conta o período de novembro de 2023 a novembro de 2024, a variação foi ainda mais positiva: 4,3% de alta no volume de atividades e de 9% na receita nominal registrada pelas empresas paranaenses.
SEGMENTOS– Na análise detalhada do IBGE, todos os segmentos de serviços registraram alta no Paraná. As empresas voltadas à prestação de serviços de informação e comunicação foram as que registraram o melhor desempenho no acumulado anual de 2024, com um volume 6,3% acima do que havia sido registrado entre janeiro e novembro de 2023, o que ajudou a puxar o índice para cima.
Na sequência, aparecem os serviços prestados às famílias, com um aumento de 5,4%, seguido de perto pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (5,3%). Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios registraram alta de 1,9%, enquanto as demais empresas – não classificadas em nenhum segmento definido pelo IBGE – cresceram 5,5%.
Um dos destaques em termos financeiros foi o aumento de 19,9% na receita das empresas que prestam serviços às famílias entre outubro e novembro de 2024, o que também se reflete num crescimento de 11,6% nas receitas nominais deste segmento no ano passado. Empresas ligadas à prestação de serviços profissionais, administrativos e complementares, bem como aquelas classificadas em outros serviços, também acumulam altas anuais acima de dois dígitos, de 10,6% e 10,2%, respectivamente.
PESQUISA– A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor, investigando a receita bruta de serviços das empresas, com 20 pessoas ou mais ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
Os resultados completos sobre o Paraná, Brasil e outros estados podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.
Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia