Hoje (6), a partir das 18 horas, os integrantes da Caravana de Reis estarão concentrados na Casa da Cultura Emília Erichsen, em Castro. A comitiva seguirá de micro-ônibus, cedido pela prefeitura, para a Capela de Santa Rita, no Bairro do Tronco, de onde sairá para visitar quatro residências, entre a região central e a Vila Rio Branco, encerrando o roteiro deste ano da Folia de Reis na cidade.
Ontem, a tradição secular em Castro se repetiu com a presença dos Reis Magos e sua comitiva na igreja matriz Sant'Ana e na Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Santa Cruz. A primeira apresentação aconteceu durante a celebração da Santa Missa, às 9 horas, na Paróquia Sant'Ana. Às 19 horas, também durante a missa, paroquianos da comunidade de São Judas receberam a Caravana com suas cantorias. Em seguida, o grupo formado pelos três reis, 39 coralistas - entre homens e mulheres e ainda violeiros e sanfoneiros - seguiram para Colônia Terra Nova, à Capela Santa Terezinha. No final da primeira noite, uma residência foi visitada.
"Gratidão à Comitiva de Reis, ao grande professor Manoel Sebastião Gonçalves, a Nilceia Zens, ao coralzinho de crianças, que é uma preciosidade e que acontece graças à colaboração grandiosa dos pais dessas crianças. Gratidão às pessoas da comunidade que trabalharam para este momento. A Stefan Barthe, Dayanni, Ruth Barth e filha, que representaram José e Maria e o menino Jesus. E, claro, um agradecimento especial ao nosso prefeito Reinaldo Cardoso que com sua presença e mensagem deu brilho a essa noite", avaliou Alexandre Hubert, morador da Colônia Terra Nova e uma das lideranças da Capela Santa Terezinha, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A história dos reis magos é narrada na Bíblia, exclusivamente no Evangelho de Mateus. Folclore aliado à religiosidade, a tradição da Caravana, em Castro, teve início em 1913, por iniciativa de Deolindo Correia e era conhecida como 'Folia de Reis'. Na época, o grupo era formado por 12 pessoas, todos homens. Só a partir de 1990, foi permitida a participação de mulheres na comitiva. Hoje, o evento faz parte do calendário cultural e turístico do município.
Em setembro de 2024, a Caravana dos Reis Magos perdeu um de seus integrantes. Jamil Prestes do Santos, que personificava a figura de Gaspar, faleceu aos 80. A partir deste ano, José Miguel dos Santos que já participava como coralista, assumiu o personagem e passou a representar Gaspar.
Nova série 'Quem Matou Nossa Filha?' estreia na HBO Max no dia 18 de setembro
Cultura Projeto Cultural de PG encerra turnê com 40 apresentações no Paraná
Novidade Discovery e HBO Max divulgam trailer de 'Largados e Pelados Brasil - A Tribo'
Cultura Escritora Carol Oliveira lança “Mica Mexerica” em Ponta Grossa
#Ficaflix2 O que assistir no fim de semana: estreias no streaming e cinema
Cultura Livro infantil “Um Menino Genial” conquista leitores em Ponta Grossa
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia