As pequenas e médias empresas também precisam se preocupar em conquistar e fidelizar clientes no mundo virtual. Hoje, é muito raro que a busca por um produto seja feita pessoalmente. Ao contrário, a primeira pesquisa acontece sempre com a ajuda do celular.
Assim, para chegar até esses clientes e mostrar que sua marca existe, é preciso investir no marketing digital para PME, que se mostra uma ferramenta poderosa para alcançar esses objetivos. E quais são as melhores estratégias para adotar em sua empresa?
A forma mais prática de chegar até os clientes é por meio do marketing de conteúdo. Para isso, você deve fornecer conteúdos informativos, como textos para blog, que ajudam a pessoa em uma atividade relacionada ao seu produto. Por exemplo, uma empresa de cosméticos pode falar do benefício do skincare diário.
Além do blog, outras estratégias são indicadas na questão de conteúdo. O ideal é ter redes sociais relacionadas com o público-alvo (Facebook para os mais velhos, Instagram e TikTok para os mais jovens) e falar sobre algo que chame a atenção. Se a marca é mais descontraída, vale inclusive fazer brincadeiras no feed.
A Otimização para Motores de Busca, em inglês Search Engine Optimization - SEO, é uma estratégia que não pode faltar em nenhuma empresa digital. É com ela que você pode conquistar a primeira página do Google de forma gratuita, desde que apresente um conteúdo interessante e relevante.
Para isso, além do texto, é preciso trabalhar as palavras-chave. Elas serão utilizadas dentro do blog e demais páginas do seu site, como a área de descrição dos produtos. Hoje, já existe até a preocupação em saber usar as palavras certas nos posts de redes sociais para conseguir chegar no cliente certo.
As redes sociais são um dos primeiros lugares nos quais uma pessoa pesquisa sobre produtos e serviços de seu interesse, sem contar que são ótimos para interagir com o público e ganhar mais reconhecimento.
É importante escolher as redes sociais mais relevantes para o seu público e criar um conteúdo engajador e relevante para cada plataforma. Por exemplo, se você lida com um cliente mais velho, o ideal é apostar no Facebook. Agora, se o foco é a geração Z, o TikTok e o Instagram com certeza são as escolhas mais certas.
O atendimento ao cliente não pode ser deixado de lado, por mais que tudo aconteça on-line. Um produto pode ser incrível, porém, se o cliente sente que não foi bem atendido, saiba que ele não vai voltar e pode até fazer propaganda negativa da sua marca.
Responda aos comentários do blog, das redes sociais e lide com as reclamações de forma positiva. Lembre-se também de deixar claro o horário de atendimento e, para que o cliente não se sinta esquecido, use mensagens automáticas fora do horário comercial.
Há quem diga que o e-mail marketing não funciona, que as pessoas não leem mais e-mails. No entanto, essa afirmação é uma grande mentira. Se você souber fazer um e-mail marketing do jeito certo, não vai cair na caixa de spam e ainda vai conquistar o coração do seu cliente.
Para isso, é preciso construir uma lista de leads qualificados que podem ser obtidos por meio do seu site e das redes sociais. Apresente um conteúdo exclusivo, direcionado para quem concordou em receber esse e-mail e aposte sem medo nos cupons de desconto tanto para os novos quanto para os clientes mais antigos.
Assim como o SEO, os anúncios são importantes e precisam ser parte da sua estratégia de marketing digital. A ideia é investir não apenas nas redes sociais, mas principalmente no Google Ads.
Com esses anúncios, você consegue aparecer nas primeiras opções de busca para determinadas palavras-chave, sem contar que um texto claro com um call to action bem-feito tem mais chances de clique.
Após adotar as melhores estratégias de marketing digital, não se esqueça de monitorar os resultados e entender como tudo está funcionando. Um site que demora para carregar no celular, por exemplo, afasta os clientes, enquanto aquele anúncio divertido chama a atenção da geração Z.
Compare diferentes versões das suas páginas, teste formatos diferentes de anúncios e e-mail marketing e anote os resultados. O que funcionou bem continua a ser utilizado, o que não deu tão certo é descartado.