Com o aumento de pessoas conectadas à internet, ter um site profissional é uma necessidade para os negócios, já que permite aumentar a visibilidade e alcançar mais clientes em potencial. No entanto, para conquistar esses resultados e se destacar diante da concorrência, é preciso trabalhar com estratégia.
Estar bem classificado nos resultados de pesquisa do Google faz toda a diferença. Para 45% dos consumidores, empresas bem ranqueadas são mais confiáveis, conforme dados de pesquisa feita pela Opinion Box.
Segundo a CEO da Experta, Flávia Crizanto, quando um site está entre as primeiras posições, maiores são as chances de o usuário clicar no endereço. “Quanto mais cliques, mais leads e, consequentemente, mais clientes. Por isso a importância de estar bem posicionado”, destaca.
Especialistas de agência de link building no Brasil utilizam estratégias de Search Engine Optimization (SEO) para otimizar um site, o que propicia conquistar melhores posicionamentos.
Crizanto explica que o SEO é um conjunto de técnicas aplicadas dentro ou fora do site para torná-lo mais facilmente encontrável por quem busca o conteúdo oferecido. Na prática, esse trabalho inclui a criação de conteúdos relevantes, a otimização de palavras-chave, a construção de backlinks de alta qualidade e a melhoria da experiência do usuário.
De acordo com a própria Central da Pesquisa Google, a criação de conteúdo atraente e útil é o fator que, provavelmente, exercerá maior influência sobre o desempenho do site. Ele precisa ser bem escrito, fácil de ler, exclusivo e com os tópicos organizados com clareza.
A recomendação é elaborar o site conforme as necessidades dos visitantes e, ao mesmo tempo, cuidar para que possa ser acessado pelos mecanismos de pesquisa. É importante evitar, por exemplo, inserir palavras-chave desnecessárias e em excesso, que visam facilitar o trabalho dos mecanismos, mas acabam incomodando ou não fazem sentido para os usuários.
O Google aponta, ainda, que os usuários sabem reconhecer bons conteúdos e estão propensos a direcioná-los para outras pessoas. Esse redirecionamento pode ocorrer por postagens de blog, serviços de mídia social, e-mails, fóruns ou outros meios. “O buzz orgânico (ou de boca a boca) é o que ajuda a construir a reputação do seu site com os usuários e o Google, e isso raramente se consegue sem conteúdo de qualidade”, diz a central.
Concomitantemente, a pesquisa da Opinion Box mostrou que leads de indicações têm uma taxa de conversão 30% maior do que aqueles gerados por outros canais de marketing, como anúncios em redes sociais ou mídia programática, o que reforça o poder do boca a boca e a confiança atrelada a uma recomendação pessoal.
Quem trabalha no meio digital precisa estar alinhado ao comportamento dos consumidores. Com a popularização dos dispositivos móveis com acesso à internet, 54% dos usuários passaram a utilizar os canais virtuais para encontrar o produto desejado. Os buscadores de pesquisa são o principal deles, de acordo com informações da plataforma Think with Google.
Pensando nisso, criar um site profissional para uma empresa é uma forma de divulgar o seu negócio, atrair o seu potencial consumidor e torná-lo, efetivamente, um cliente, conforme pontua o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O site pode ser o primeiro contato com o cliente e funcionar como uma espécie de vitrine da marca.
Um site bem projetado ajuda a causar uma boa primeira impressão e construir uma relação de confiança com os consumidores. As informações devem estar bem distribuídas para que o usuário encontre o que precisa de forma rápida, visto que é por meio do portal que o consumidor pesquisa informações sobre a empresa, os produtos e os serviços.
O Sebrae explica, ainda, que são os elementos da identidade visual, como as cores da marca e o logotipo, que representam a marca e estimulam a identificação pelo cliente. Pesquisa da Stanford University revela que 75% dos consumidores julgam a confiabilidade de uma empresa com base no design de suas páginas on-line.
Para mais da metade (57,3%) das organizações, as ações de marketing digital são responsáveis por quase 20% das vendas, segundo levantamento da Web Estratégica, especialista em consultoria de negócios no mundo digital.
Segundo o Sebrae, o marketing digital pode incluir diferentes frentes de atuação, como a produção de conteúdo, o e-mail marketing, o desenvolvimento de site e blog, e a atuação nas redes sociais. Em cada uma dessas frentes, há diversas possibilidades de ações estratégicas como inbound marketing, SEO, mídia paga, patrocínio de influenciadores, eventos, novos canais de atendimento e otimização de conversão (CRO).
Em relação à infraestrutura dos sites e à produção de conteúdo, o conhecimento técnico é bastante demandado. Crizanto destaca que, sem o apoio de profissionais qualificados em estratégias de SEO e link building, muitas marcas encontram dificuldades em desenvolver estratégias para aumentar a visibilidade.
O investimento em agências especializadas para construir um site profissional da marca garante a manutenção contínua das páginas, corrigindo possíveis erros e garantindo ações de segurança, como certificados SSL e firewalls. Sem essas estratégias, a eficácia do site pode ser comprometida, diminuindo a confiança dos usuários dos clientes na empresa.
energia Quanto custa instalar energia solar em Blumenau? Veja o guia completo
bota Guia Completo para Escolher a Melhor Bota para Neve Feminina: Estilo, Conforto e Proteção
CNH Habilitação Comprada: Quanto Custa e Quais os Riscos?
tv IPTV teste 2025: o guia definitivo para escolher o serviço ideal
Referência Gustavo Hohendorff – A ciência que transforma positividade em prosperidade
serviços de habilita Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia