Para 85% das mulheres no Brasil, o cabelo é um dos responsáveis por ajudar na autoestima, como aponta a pesquisa feita pela empresa Head&Shoulders com o público de 18 a 35 anos. Por ter uma forte relação com a beleza e a confiança, muitas teorias sobre como cuidar dos cabelos foram criadas, nem todas verdadeiras. Uma das mais populares é a ideia de que cortar ajuda no crescimento e na saúde dos fios.
Segundo especialistas, de fato, existe uma relação entre o corte e o crescimento saudável dos fios, mas ela não é direta como muitos pensam.
Para estimular o crescimento, profissionais da área indicam a adoção de cuidados específicos e, em alguns casos, uso de medicamentos. Para quem sofre de alopecia, por exemplo, os resultados com Minoxidil podem ajudar no resgate da autoestima.
No entanto, qualquer medicamento deve ser indicado por um profissional dermatologista, responsável por avaliar o quadro e orientar sobre o método e o período de tratamento.
Antes de mais nada é preciso entender os fatores que fazem os fios crescerem. De acordo com o médico tricologista, João Gabriel Nunes, as células capilares se multiplicam constantemente e empurram o fio para fora da pele, sendo responsáveis pelo crescimento. Seguindo esse raciocínio, o profissional aponta que cortar as pontas não interfere no processo.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que o crescimento das madeixas é um fator determinado geneticamente e, quando uma pessoa nasce, os fios já apresentam a programação de comprimento e espessura que atingirão ao longo da vida.
Entretanto, há especialistas que destacam que existe, sim, uma ligação entre o corte e o crescimento por conta da manutenção da saúde dos fios. Em entrevista à imprensa, a dermatologista Tamara Tavares explica que ficar muito tempo sem cortar as pontas pode fazer com que o cabelo fique frágil e quebradiço.
Esse fator favorece o surgimento de pontas duplas, que podem se estender até o topo da cabeça, prejudicando ainda mais a saúde dos fios. O pensamento é o mesmo defendido pelo cabeleireiro Danilo Nyari que, em entrevista à imprensa, disse que cortar os fios é importante para a manutenção da saúde e do brilho.
A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Mônica Aribi, explica que o corte é importante e deve ser feito com uma frequência específica, que pode variar de acordo com o comprimento e estado dos cabelos. Em entrevista à imprensa, ela orienta que a recomendação geral é que o corte seja feito a cada 3 meses.
O crescimento dos fios segue um padrão e não acontece milagrosamente. No entanto, especialistas apontam que alguns cuidados podem auxiliar na saúde dos cabelos, fazendo com que cresçam mais fortes e com brilho.
Além da regularidade com o corte, para evitar fragilidade e pontas duplas, há alguns hábitos que podem ajudar. A SBD recomenda que, na hora da higienização, é importante dar atenção ao couro cabeludo, aplicando xampu e massageando por alguns minutos.
Para obter mais hidratação e alinhamento dos fios, a SBD indica o uso de máscaras capilares, condicionadores e óleos nutritivos para mantê-los bem hidratados e prevenir a queda. Sobre o uso do secador, a recomendação é deixar o aparelho a uma distância de 15 centímetros dos fios para não danificá-los.
Ao perceber qualquer anormalidade no crescimento dos fios, é recomendável procurar por um especialista. Em alguns casos, o uso de medicamentos específicos pode ser indicado.
Segundo o Ministério da Saúde, uma alimentação saudável e rica em nutrientes também é determinante para a saúde dos fios, já que muitas substâncias presentes nos alimentos agem de dentro para fora, auxiliando na hidratação, força e brilho das madeixas.