Quinta, 21 de Novembro de 2024 (42)99838-3791
Blogs e Colunas Nutrição

Chocolate faz bem para a saúde? Consumo moderado traz benefícios para o corpo

Vilão? Consumo moderado do alimento pode proporcionar benefícios para o coração e a memória

08/10/2024 14h45
Por: Tiago Silva Candido
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Quem nunca falou ou ouviu alguém dizer que não consegue viver sem um docinho depois do almoço? Tem dias que fica muito difícil resistir a um bombom ou a uma barrinha de chocolate como sobremesa. Porém, como fica aquela história de que o chocolate é um vilão para a saúde, que pode colaborar para o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças como diabetes?

Então, o que fazer para que o chocolate seja um aliado para a saúde? O segredo está no consumo do chocolate amargo e de forma moderada, sem exagerar. Mas que vantagens são essas que o chocolate oferece? Conheça as principais delas no texto abaixo.

Diminui a pressão arterial

Você já ouviu falar nos flavonoides? Talvez não vá se lembrar deles nem mesmo se puxar na memória suas aulas de biologia. Mas essa estrutura química, presente no chocolate, é um dos aliados mais importantes para a saúde. Ela se caracteriza por aumentar a biodisponibilidade de óxido nítrico nas células endoteliais e, por consequência, colabora para reduzir a pressão arterial.

O chocolate também tem propriedades vasodilatadoras que contribuem para melhorar a circulação sanguínea no corpo. Outro grande aliado presente no alimento são os antioxidantes, que ajudam na modulação da função plaquetária e diminui o risco de trombose.

Promove a saúde do coração

Inclusive, os antioxidantes merecem um prêmio pelo seu papel vantajoso em preservar a saúde, sobretudo a do coração. Os flavonoides protegem os tecidos do órgão do estresse oxidativo, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo a oxidação das gorduras. O resultado dessa “intervenção” feita por eles é a prevenção de problemas cardiovasculares, como infarto, derrame cerebral e aterosclerose. Mas, claro, apenas se o consumo for moderado!

Impulsiona a capacidade cognitiva

Os compostos antioxidantes presentes no chocolate também são benéficos em outros aspectos. O alimento é capaz de desacelerar o processo de perda cognitiva do indivíduo, ao mesmo tempo que estimula a memória e ajuda a prevenir doenças como Alzheimer.

E não é só isso: o chocolate possui substâncias estimulantes para o cérebro, como cafeína e teobromina. Isso faz aumentar o alerta mental da pessoa, além de melhorar o rendimento intelectual e ajudar a diminuir o cansaço.

Melhora o ânimo

É fato que muita gente fica mais feliz após comer um chocolate depois do almoço, mudando totalmente o astral. Isso não é mera coincidência: consumir chocolate puro ou meio amargo estimula o corpo a produzir endorfinas e aumenta a quantidade de serotonina no organismo. E o que seria essa serotonina? Ela é um antidepressivo natural, que melhora o estado de ânimo da pessoa, diminui o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Fornece energia

Em busca de mais energia para desempenhar as tarefas do dia? Experimente comer uma barrinha de chocolate. Isso mesmo que você leu! Esse é um alimento energético rico em gordura e carboidratos, com boas quantidades de calorias e que acaba sendo um ótimo suplemento nutricional para fazer treinos ou outras atividades que demandam grande desgaste físico.

Melhora a saúde da pele

O que você pensa quando se fala em cuidar da pele? Utilizar protetor solar, evitar exposição demasiada ao sol, passar cremes... Esse tipo de conselho, não é mesmo? Mas já pensou que o chocolate também pode te ajudar nesse cuidado?

Pois é, por essa, muita gente não esperava. Mas, como o chocolate amargo e meio amargo são ricos em antioxidantes, eles são capazes de regenerar as células do tecido e diminuir a inflamação. Assim, se você deseja apresentar uma pele rejuvenescida, priorize o consumo de chocolates com maior quantidade de cacau, responsáveis por ajudar a manter a pele mais jovem e retardar o surgimento de rugas. Isso ocorre porque eles diminuem o dano dos radicais livres aos tecidos e às células saudáveis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.