O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) disponibiliza a partir desta quinta-feira (21) uma nova versão dos Cadernos Estatísticos Municipais, com dados até 2024. Composto por um conjunto de informações territoriais, sociais e econômicas para cada um dos 399 municípios do Estado, a nova versão é apresentada em formato de painel, o que facilita a navegação e o entendimento das informações.
Os usuários podem acessar dados atualizados de acordo com o calendário de divulgação das fontes oficiais, além de contar com uma breve série histórica para cada estatística, o que permite analisar a evolução de indicadores ao longo do tempo. Também é possível consultar os dados consolidados do Estado.
As métricas são caracterização do território, agropecuária, comunicações, cultura, demografia, domicílios, educação básica, educação superior, eleições, energia elétrica, estatísticas vitais, finanças públicas, indicadores municipais, instituições financeiras, meio ambiente, Produto Interno Bruto e Valor Adicional Fiscal, saneamento, saúde, trabalho e transporte.
Entre os subitens analisados estão a quantidade produzida de cada cultura e da produção de origem animal, número de acessos de banda larga fixa, quantidade de bibliotecas e equipamentos culturais, população estimada, número de domicílios particulares permanentes, matrículas na educação básica, docentes na educação superior, número de eleitores, consumo de energia elétrica, taxas de natalidade e mortalidade, receitas municipais, número de agências bancárias, áreas remanescentes de Mata Atlântica, atendimento de esgoto e água, números de empregados e estabelecimentos econômicos e frota de veículos por tipo.
Além disso, a interface oferece novas funcionalidades que tornam a experiência de consulta ainda mais interativa e dinâmica. O usuário poderá compartilhar as informações nas redes sociais ou por e-mail, além de possibilitar fazer o download dos dados em diversos formatos, como CSV, Excel, PDF ou PowerPoint, o que facilita o uso e a apresentação das informações, inclusive para estudos acadêmicos, embasamentos para audiências públicas e planos diretores.
Segundo o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, essa nova forma de divulgação atende a uma demanda constante dos usuários do Cadernos Municipais. "Planejamos algo para o usuário comparar facilmente o comportamento das estatísticas locais ao longo do tempo”, disse.
O painel com as informações estatísticas dos municípios paranaenses pode ser acessado no site do Ipardes .