Abrir a torneira a qualquer hora, encher o copo com água, matar a sede e sorrir é um privilégio dos paranaenses atendidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O Estado, que é pioneiro na aplicação de flúor na água e, com isso, no combate à cárie dentária, tem uma das melhores empresas de saneamento do país no que diz respeito ao controle da água distribuída.
Anualmente são feitas cerca de 7,2 milhões análises da qualidade da água, verificando 109 parâmetros exigidos pela legislação. Isto é feito em 136 laboratórios em várias cidades do Paraná e quatro laboratórios centrais, em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Nos laboratórios das estações de tratamento as análises são feitas de hora em hora, 365 dias por ano.
Além do acompanhamento da qualidade da água de rios, minas e poços e da água tratada, a empresa monitora a rede de distribuição, com análises feitas em pontos estratégicos.
Referência no setor de saneamento do Brasil, os laboratórios da Sanepar garantem a confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas cidades atendidas pela Companhia. Os parâmetros são determinados pelo Ministério da Saúde, através da Portaria de Consolidação 5/2017 - MS, anexos XX (alterado pelas Portarias 888 e 2472 de 2021) e XXI.
A estrutura mantida pela Sanepar é moderna, bem equipada e com pessoal capacitado. Os laboratórios centrais têm acreditação à norma NBR ISO17025/2017, que especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação de laboratórios consistente pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).
Os resultados das análises são registrados e armazenados em sistema de gestão de laboratório e disponibilizados ao Ministério da Saúde. A população também pode consultar pelo site https://site.sanepar.com.br/conteudo/analise-da-qualidade-da-agua e também na fatura mensal.
QUALIDADE NA HIDRATAÇÃO - Beber bastante água é a principal recomendação dos profissionais de saúde e esporte para quem quer ter uma vida saudável. Isto, independentemente da idade. Uma criança apática ou um idoso confuso, por exemplo, pode estar, apenas, precisando de hidratação.
A Sanepar recomenda o consumo da água da torneira, porque ela vem protegida com cloro. Se for para a geladeira, o ideal é guardar a água num utensílio com tampa, para preservar o residual de cloro, que a protege, e, assim, evitar contaminações.
A Companhia garante a qualidade da água que distribui até a entrada de cada imóvel, no cavalete. Depois, o morador precisa manter a caixa d'água devidamente limpa e lacrada. Com isto, a qualquer hora do dia, da noite ou durante a madrugada, basta abrir a torneira e encher um copo ou uma garrafa.
FLUORETAÇÃO - No Brasil, Curitiba foi a primeira capital a ter o processo de fluoretação na água para abastecimento público como forma de reduzir a incidência de cárie dentária. A fluoretação foi iniciada em 20 de outubro de 1958, na Estação de Tratamento de Água do Tarumã, a primeira do Paraná. Na época, os sistemas de abastecimento de águas no Estado eram operados pelo Departamento de Água e Esgoto, órgão pertencente à Secretaria Estadual de Viação e Obras Públicas.