Mesmo após enfrentar a maior tragédia natural da história, o Rio Grande do Sul se prepara para manter as comemorações da Semana Farroupilha e o tradicional Dia do Gaúcho, em 20 de setembro. Com uma programação que inclui grandes nomes da música regional, a data será marcada pela importante retomada de atividades culturais, em um esforço conjunto de artistas e selos para ajudar tanto a população quanto os músicos prejudicados pelas enchentes no estado.
O setor musical gaúcho foi rápido em se organizar para prestar apoio. Selos como a AudioLaser Music, comandada por Carlos Weiss, e artistas como JJSV e Estação Fandangueira encabeçaram ações solidárias e mutirões de auxílio às vítimas. A união de esforços promete transformar a Semana Farroupilha deste ano em um marco de resistência, mesmo em meio às adversidades.
A AudioLaser Music possui no catálogo nomes históricos de figuras locais como José Mendes. Weiss, responsável pelo selo, tem sido um dos principais organizadores de iniciativas de apoio e, em paralelo, a corporação também prepara o lançamento de um projeto com mais de 100 gravações do cantor Gildo de Freitas.
Entre os novos representantes da música no Sul, o grupo JJSV, que comemora 25 anos de carreira, se prepara para uma série de apresentações durante a Semana Farroupilha. A banda realizará shows em diversos municípios do estado, levando ao público a música tradicional gaúcha e contribuindo para manter viva a cultura local. "Em um ano extremamente atípico para o nosso povo gaúcho, nos unimos em prol da reconstrução do estado através de muitas ações solidárias, em vários segmentos, dentre eles, o setor musical. O Dia do Gaúcho será especial, pois como bem diz o nosso hino, 'sirvam nossas façanhas, de modelo à toda terra' e o Rio Grande do Sul, mais uma vez, dá exemplo de civismo e amor pelo seu chão", menciona Juliano, cantor do grupo.
A festividade também será marcada por homenagens a Teixeirinha, considerado o maior artista da história do RS. Com quase R$ 25 milhões em vendas de cópias e mais de 50 discos lançados, o artista é um ícone da música regional. O catálogo, atualmente gerido pela Nikita Music, é parte central das celebrações e reforça o legado deixado pelo cantor.
Felippe Llerena, diretor-executivo da Nikita Music, destaca a importância da data para a empresa e para a preservação da música gaúcha. “Para nós, é uma honra, de alguma forma, poder fazer parte da Semana Farroupilha. Ter em nosso catálogo artistas tão grandes do passado e do presente nos dá uma oportunidade de levar a música gaúcha ainda mais longe, para todo o Brasil. Essa é a nossa missão”, afirmou Llerena. A Nikita Music também distribui milhares de obras de outros grandes nomes da música regional, como Oswaldir & Carlos Magrão.
Com a união de artistas e selos musicais, o Dia do Gaúcho de 2024 promete ser um momento de celebração e solidariedade. Incluindo desfiles, shows e eventos em diversas cidades, a data se mantém como um símbolo de resistência e renovação, tornando a música, mais uma vez, uma força agregadora e um pilar de sustentação para a retomada de tradições.