Neste domingo (15), o Ponta Grossa Phantoms derrotou o time B do Crocodiles com um touchdown marcado no overtime. A partida, válida pelo Brasileirão D3 de Futebol Americano, foi disputada sob constante chuva e lama no campo, colocando o time de Ponta Grossa na primeira colocação do grupo B do campeonato.
Desde os primeiros minutos da partida, que começou às 15h no Croco Stadium, em Curitiba, a chuva não deu trégua. Os jogadores de ambos os times enfrentaram dificuldades para conectar jogadas de passe, optando por arriscar em corridas para conquistar jardas. O alto volume de lama dificultava o equilíbrio e a tração dos atletas.
Durante os quatro períodos, o placar permaneceu 0x0. O Phantoms teve a melhor oportunidade de pontuar em uma tentativa de field goal no terceiro quarto, mas o chute passou à esquerda da trave. Com o empate, o jogo seguiu para o overtime.
O overtime no futebol americano no Brasil segue regras semelhantes às da liga universitária americana. Após um coin toss, cada equipe começa na linha de 25 jardas do adversário, alternando posses até que uma tenha mais pontos. A partir da terceira rodada, as equipes devem tentar um touchdown começando na linha de 3 jardas com apenas uma descida.
Após duas rodadas sem pontuação, o Phantoms começou a terceira rodada na linha de 3 jardas. Alexandre entrou com a bola na endzone, conquistando os primeiros 6 pontos para o time de Ponta Grossa. O Phantoms precisava apenas impedir que os adversários chegassem à endzone. Após um snap mal realizado, o Phantoms recuperou a bola, garantindo a vitória.
O Head Coach Clederson Alves comentou sobre as dificuldades do jogo e a determinação necessária para conseguir o resultado. "O tempo castigou os atletas e o estádio estava horrível, com os jogadores tendo dificuldades para ficar em pé em um campo que mais parecia um lamaçal. Nossos quarterbacks e nosso ataque foram prejudicados. Mesmo com a tremenda indignação com a situação do campo e a arbitragem, não subestimamos o adversário e conseguimos ajustar no final para vencer. Prevaleceu a força e a experiência," declarou.
Com a segunda vitória seguida, o Phantoms segue com 100% de aproveitamento no campeonato, garantindo a primeira posição do Grupo B. Clederson também falou sobre a preparação para o próximo jogo: "Agora focar no próximo jogo, fazer as devidas correções e mostrar uma bela partida a todos, rumo ao Playoff."
No dia 29 deste mês, o Phantoms retorna ao Croco Stadium para enfrentar o Curitiba Lions. Uma vitória confirma o time de Ponta Grossa como cabeça de chave do grupo B para os playoffs.