O Índice Global Speedtest revelou que o Chile tem a internet de banda larga fixa mais rápida do mundo. Atualmente, ele tem fibra ótica acima da média de países como os Estados Unidos, além de ser a nação mais bem preparada da América Latina para operacionalizar ações digitais. A economia digital, por lá, aliás, representava em 2022 22,2% do PIB, conforme um estudo da Accenture Research e Oxford Economics.
A lista de motivos para empresários do setor de tecnologia visitarem o país é robusta. Convicta de que a experiência pode gerar insights, networking e ampliar possibilidades, a Assespro-PR promove, em setembro, uma imersão ao Chile. A viagem de empreendedorismo e inovação é aberta aos empresários de todo o Paraná, interessados em conhecer o ecossistema chileno.
“Será um momento de conhecer um novo país, também de ter acesso a mentorias exclusivas, visitas a instituições inovadoras e de se conectar com empresários que vivem uma realidade importante para o setor. A viagem contempla visitas a startups, universidades e centros de inovação para que os empresários brasileiros conheçam as práticas e tendências no mercado global”, destaca a presidente da entidade, Josefina Gonzalez.
Na mesma viagem estarão os vencedores da 5ª edição do Hackathon Show Rural Coopavel, premiados com a imersão. A jornada, que aconteceu entre os dias 8 e 9 de fevereiro deste ano em Cascavel, premiou a equipe Agrofag, que apresentou uma solução de automação para melhorar a produção de embriões de frangos.
“O Chile é um dos 20 destinos mais relevantes em tecnologias ligadas ao agronegócio e, por isso, o destino é especialmente interessante para os vencedores do Hackathon, mas não apenas para eles, e sim para todos os empresários que estarão nesta viagem”, destaca o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto.
Para ele, as semelhanças entre os países permitem um processo de muito aprendizado para ambos. Neto destaca, por exemplo, a solução premiada no Show Rural. Inovadora e disruptiva, o time da Agrofag pode ampliar as conexões e até exportar tecnologia.
“Não tenho dúvidas de que a Assespro-PR, o Iguassu Valley, que é o ecossistema que fica no guarda-chuva da entidade no Paraná, podem começar a exportar o que é rico no nosso Estado, que são as startups com muitas soluções. Sempre buscamos aprender, trazer novidades para casa, mas por que não levar tecnologia também para fora e, assim, contribuir com o mercado chileno? É uma oportunidade rica a todos os participantes”, questiona.
No total, são 20 vagas disponíveis aos interessados na imersão. A viagem ao Chile será realizada entre os dias 22 a 29 de setembro de 2024.
Mais informações
Interessados na imersão precisam garantir a vaga. Para outras informações e reserva, basta contatar os telefones (41) 9 9857-0005 [Daniella] ou (41) 9 9975-3780 [Rosangela].