Quarta, 17 de Julho de 2024 (42)99838-3791
Campos Gerais Música

Banda de percussão juvenil do Grupo Reviver é premiada em concurso interestadual

O sucesso da banda de percussão do Grupo Reviver no Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras não apenas celebra suas conquistas musicais, mas também destaca o impacto positivo que projetos culturais e sociais podem ter na vida dos jovens, fortalecendo o tecido social e cultural da comunidade local.

08/07/2024 17h27
Por: Redação Fonte: Das Assessorias
Divulgação
Divulgação

No último sábado, 6 de julho, o município de Sengés foi palco da primeira edição do Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras, organizado pela Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras. Este evento, que se consolidou como o maior do gênero no estado do Paraná, atraiu cerca de 1.400 músicos de várias partes do Brasil, incluindo Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Trinta e duas corporações municipais de instituições e escolas públicas competiram intensamente, sendo avaliadas por jurados especializados em critérios como aspecto musical, desfile em marcha, balizas e corpo coreográfico. A banda de percussão do Grupo Reviver de Ponta Grossa, instituição de Convivência e fortalecimento de vínculos que atende crianças de 6 a 17 anos, participou pela primeira vez de um concurso e conquistou várias premiações significativas.

A Banda de Percussão Sinfônica Juvenil do Grupo Reviver, sob comando do Maestro Willian de Oliveira Souza, alcançou o 1º lugar em sua categoria,  o Mor de Comando Juvenil Juan Gabriel Ferreira e o Balizador Juvenil Cauã Stadler também conquistaram o 1º lugar em suas respectivas categorias. Além dessas conquistas, o Pelotão de Bandeiras Juvenil R  eviver ficou em 2º lugar, destacando ainda mais o desempenho excepcional da equipe.

Cleucimara Santiago, presidente do Grupo Reviver, enfatizou a importância do projeto da banda de percussão como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e cultural dos jovens da instituição. "Nossa banda de percussão é um projeto que vai além da música, ensinando disciplina, auxiliando na memorização, promovendo a socialização e facilitando o aprendizado. A música tem contribuído significativamente para que nossos adolescentes expressem suas emoções, experiências e valores", destacou Cleucimara.

Ela também expressou seu orgulho pelo reconhecimento conquistado pela dedicação dos jovens músicos e instrutores do Grupo Reviver. O apoio inicial da comunidade, incluindo o Fundo Social do Sicredi, foi crucial para aquisição dos primeiros instrumentos musicais, enquanto recursos adicionais foram obtidos através de rifas e bazares e agora a instituição teve projeto de um ano aprovado pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), através de recursos do FIA (Fundo da Infância e Adolescência.

A assistente social Camila Swiech também manifestou a sua emoção com a premiação: “Há tempos a instituição sonha em montar uma banda, o que só foi possível recentemente e ver o progresso de nossos adolescentes em tão pouco tempo, com essa premiação nos enche de orgulho e emoção”.

O sucesso da banda de percussão do Grupo Reviver no Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras não apenas celebra suas conquistas musicais, mas também destaca o impacto positivo que projetos culturais e sociais podem ter na vida dos jovens, fortalecendo o tecido social e cultural da comunidade local.

Além do Grupo Reviver, de Ponta Grossa, participou também o Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez, na categoria Sênior e obteve o 1º Lugar Instrumentos melódicos Sênior, 3º lugar Corpo Coreográfico e 3º Lugar Baliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.