Quarta, 17 de Julho de 2024 (42)99838-3791
Blogs e Colunas cotidiano

Como fazer a manutenção básica de seus equipamentos de informática?

Conheça agora!

25/06/2024 17h15
Por: Tiago Silva Candido
Como fazer a manutenção básica de seus equipamentos de informática?

Seja para entretenimento ou trabalho, vale muito a pena aprender a consertar seus próprios equipamentos

Muitas pessoas usam equipamentos de informática no dia a dia, seja para trabalho, estudo ou apenas para se divertir! Mas, assim como qualquer aparelho eletrônico, eles também precisam de manutenções regulares.

Aprenda algumas dicas importantes que vão fazer com que seus queridos equipamentos durem muito mais nas suas mãos.

Assim, você pode comprar itens de informática com desconto sabendo que vai dar conta da manutenção básica e, consequentemente, aumentar a vida útil dos equipamentos!

1. Limpeza regular de poeira

Pode parecer óbvio, mas a poeira é inimiga número um dos computadores. Ela pode se acumular nos ventiladores, nas aberturas de ventilação e nos componentes internos, causando superaquecimento e reduzindo a vida útil dos dispositivos.

Primeiro, desligue o computador e desconecte-o da energia antes de iniciar a limpeza. Use ar comprimido para soprar suavemente a poeira das entradas e saídas de ar. Certifique-se de segurar os ventiladores para evitar danos.

Utilize um pano macio e seco para limpar a poeira da parte externa do gabinete e dos periféricos, como teclado e mouse. Fazer essa limpeza a cada três meses pode fazer uma grande diferença na temperatura interna do computador.

2. Atualização de software

Deixar os programas no seu computador atualizados não se trata só de ter os recursos mais novos de cada versão: as atualizações vêm com melhorias na segurança e no desempenho. Isso faz com que seu software seja mais seguro.

Uma dica bem fácil é a de deixar as atualizações automáticas ligadas, tanto para o seu sistema operacional quanto para os principais softwares que você usar. Assim, você tem certeza de estar recebendo sempre os novos recursos.

Também vale a pena ficar de olho nas novas atualizações para os drivers dos seus dispositivos de hardware, como impressora, placa de vídeo e outros. Dessa maneira, você evita aqueles problemas de compatibilidade que geram tanta dor de cabeça.

3. Verificação de cabos e conexões

Às vezes, os problemas mais irritantes podem ser resolvidos simplesmente verificando as conexões físicas dos seus equipamentos.

Confira se todos os cabos estão conectados da forma correta. Às vezes, um cabo solto pode parecer um problema mais sério do que realmente é.

Inspecione visualmente os cabos em busca de danos, como pinos dobrados ou rachaduras no revestimento. Substitua os cabos danificados imediatamente para evitar problemas futuros.

 4. Backups regulares

Um dos aspectos mais importantes da manutenção é a prevenção de perda de dados. Utilize soluções de backup automáticas para facilitar o processo. Existem muitos serviços na nuvem que oferecem backups automáticos de arquivos importantes.

Armazene cópias de segurança em locais diferentes, preferencialmente em dispositivos externos ou na nuvem. Isso protege seus dados contra falhas de hardware ou acidentes.

 Por que a manutenção preventiva é importante?

Manter seus equipamentos de informática em bom estado não se resume apenas a evitar problemas imediatos. Com a manutenção preventiva, é possível poupar tempo e dinheiro no futuro.

Equipamentos bem cuidados geralmente duram mais e funcionam de forma mais eficiente. Além disso, uma simples verificação regular pode prevenir problemas que poderiam resultar em tempo de inatividade desnecessário. Com backups regulares, você pode minimizar o impacto de falhas inesperadas.

Problemas comuns no computador e como resolver

Claro que, quando seu computador está com problemas, vale a pena chamar um técnico. Mas, em alguns casos, você pode conseguir resolver sozinho! Existem medidas simples que podem resolver vários dos problemas que você vai enfrentar usando seu computador.

Se o seu computador está um pouco lento, analise os programas e os processos que estão rodando naquele momento. Se algum programa específico estiver deixando tudo muito lento, você pode desligar a inicialização automática dele. Assim, quando seu computador ligar, ele não vai carregar esse problema pesado de cara: ele só vai inicializar quando você escolher!

Outro cuidado importante é o de eliminar os arquivos que você não usa no seu dia a dia, pois eles podem estar comprometendo o armazenamento do seu computador sem acrescentar em nada. Você pode adquirir um HD externo se quiser guardar esses itens, o que ajuda a liberar espaço no PC.

Outro aspecto importante é o da internet: se você tem problemas de conexão, às vezes basta desligar e ligar o Wi-Fi para que ele volte a funcionar. Isso acontece porque alguns equipamentos podem ter pequenos problemas de performance no hardware, que são resolvidos quando ele é resetado.

Por último, cuide do aspecto físico do computador: tente deixá-lo em um ambiente refrigerado, longe de umidade e de outros problemas. Assim, você evita vários problemas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotidiano com Tiago
Sobre Cotidiano com Tiago
Tiago da Silva, redator apaixonado, tem dedicado sua vida a explorar e escrever sobre uma vasta gama de temas. Nascido em 1997, em São Paulo, Tiago descobriu cedo seu amor pelas palavras. Com o tempo, expandiu seu alcance, escrevendo para revistas e blogs sobre tecnologia, saúde, viagens e gastronomia. Conhecido por sua curiosidade insaciável e estilo envolvente, Tiago tem a habilidade de tornar qualquer assunto interessante e acessível para seus leitores.
Ponta Grossa, PR
Atualizado às 21h49
12°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 15°

12° Sensação
1.18 km/h Vento
89% Umidade do ar
100% (1.45mm) Chance de chuva
Amanhã (18/07)

Mín. Máx. 20°

Parcialmente nublado
Amanhã (19/07)

Mín. 10° Máx. 21°

Tempo limpo