Quinta, 13 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Blogs e Colunas Finanças

Quais são os aspectos primordiais para começar a empreender?

Quase metade dos brasileiros que ainda não empreendem tem a intenção de criar um negócio próprio até 2026.

29/05/2024 10h12
Por: Tiago Silva Candido Fonte: redação
Foto: senivpetro/Freepik
Foto: senivpetro/Freepik

O povo brasileiro tem alta disposição empreendedora, como revela a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). Segundo o relatório, a taxa de empreendedorismo potencial do brasileiro é de 48,7%, percentual referente aos entrevistados não empreendedores que têm a intenção de iniciar um novo negócio até 2026.

Ter o próprio negócio (48,2%) é o terceiro sonho mais citado pelos brasileiros, segundo o mesmo estudo. Viajar pelo Brasil (53%) e comprar a casa própria (50%) são os dois primeiros. Apesar da disposição, abrir uma empresa é desafiador. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% dos novos empreendimentos encerram atividades nos primeiros cinco anos.

O planejamento é considerado primordial para quem quer começar a empreender. Conforme o Sebrae, ter um controle financeiro, elaborar uma ideia de negócio viável, reconhecer seu perfil empreendedor, analisar o mercado e identificar o potencial cliente são os aspectos essenciais para abrir um negócio.

Faça um controle financeiro com projeções

De acordo com o Sebrae, os controles financeiros básicos que auxiliam o empreendedor a manter suas contas em dia são: de caixa, bancário, de vendas, de contas a receber e a pagar, de despesas mensais e de estoque, a depender da natureza do negócio. 

Ter em mente a necessidade desse controle é essencial para traçar a viabilidade financeira do negócio. O serviço orienta prever os custos fixos com água, luz, aluguel, condomínio e folha de pagamento e variáveis, como fornecedores, manutenção, entre outros. De olho nesses números, o empreendedor pode simular vendas e identificar como equilibrar as finanças da empresa.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) indica que o controle de gastos seja monitorado por meio de ferramentas on-line, aplicativos ou uma planilha no Excel. A intenção é que esse controle seja suficiente para que a empresa tenha condições de pagar os custos e criar uma reserva financeira para eventualidades.

O fundo de reserva deve ser aplicado para que o dinheiro renda, sem riscos de perdas, mas que possa ser retirado quando necessário. Para empreendedores, a Serasa Experian indica aplicações de perfil conservador, como a renda fixa, que inclui os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), investimento no Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA). Todos têm rentabilidade acima da inflação, e é preciso priorizar as opções que oferecem liquidez diária.

Tenha uma boa ideia de negócio

Antes mesmo de olhar para a questão financeira, o Sebrae considera imprescindível analisar se a ideia de negócio é boa e viável. O exercício é pensar primeiro no problema que sua empresa deseja resolver e depois, no produto ou serviço.

Fazer uma pesquisa de mercado sobre as chamadas "dores do consumidor" é um caminho para encontrar o negócio ideal. O Sebrae alerta que o futuro empreendedor deve, porém, ter afinidade com o serviço ou produto que quer oferecer.

Conheça seu perfil empreendedor

Outra orientação do Sebrae é que o futuro empreendedor entenda sobre seu próprio perfil. Querer de fato empreender e estar disposto a se dedicar intensamente são pontos a analisar.

O indicado é que o empreendedor já tenha conhecimento sobre a área e aptidão para solucionar problemas do nicho escolhido. Além disso, é necessário buscar capacitação com foco no que falta para ter sucesso no projeto.

Olhe para o mercado

A análise de mercado com foco na concorrência é uma das orientações do Sebrae para quem quer começar a empreender. O chamado benchmarking ajuda a identificar produtos, serviços e processos que podem ser aplicados e melhorados em um novo negócio.

A investigação é considerada essencial para definir o posicionamento no mercado e, posteriormente, as estratégias de como se destacar.

Defina seu consumidor potencial

Saber o perfil do cliente ideal também é necessário para começar uma nova empresa. O Sebrae indica fazer uma descrição das características do público-alvo e identificar como elas se encaixam no tipo de negócio a ser aberto. 

Para isso, deve-se levantar dados dos possíveis consumidores que vivem na praça onde o negócio vai ser implantado. Classe social, gênero, idade, renda, escolaridade e atividades de lazer que realizam são informações a serem coletadas.

Além disso, deve-se compreender que tipo de relação essas pessoas têm com o consumo de bens e serviços. "Você pode desenvolver uma pesquisa informal para identificar o que influencia seus potenciais consumidores na decisão de comprar produtos ou procurar por serviços; ou, se na hora da escolha, são levados em consideração: preço, qualidade, embalagem, facilidade de acesso, praticidade ou mesmo a conveniência", destaca o Sebrae.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotidiano com Tiago
Sobre Cotidiano com Tiago
Tiago da Silva, redator apaixonado, tem dedicado sua vida a explorar e escrever sobre uma vasta gama de temas. Nascido em 1997, em São Paulo, Tiago descobriu cedo seu amor pelas palavras. Com o tempo, expandiu seu alcance, escrevendo para revistas e blogs sobre tecnologia, saúde, viagens e gastronomia. Conhecido por sua curiosidade insaciável e estilo envolvente, Tiago tem a habilidade de tornar qualquer assunto interessante e acessível para seus leitores.
Ponta Grossa, PR
Atualizado às 10h05
20°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 23°

19° Sensação
3.95 km/h Vento
48% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (15/06)

Mín. 14° Máx. 25°

Parcialmente nublado